E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Livros digitais estimulam leitura de crianças e jovens
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Estudo revela preocupação com queda da leitura entre jovens. Projeto com livros digitais mostra resultados impressionantes em um mês

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livros, mostra que o país perdeu, nos últimos 4 anos, cerca de 4,6 milhões de leitores ativos, com a queda mais sensível apontada entre os leitores da faixa dos 14 aos 24 anos. Segundo a pesquisa, apenas 52% da população brasileira pode ser considerada leitora. Os inúmeros recursos tecnológicos e a exposição às telas que já fazem parte da rotina de adultos, crianças e adolescentes, podem estar entre as razões para essa queda. Um dos caminhos para evitar que isso aconteça é unir a tecnologia ao hábito da leitura. Uma parceria do Sistema Positivo de Ensino com a Árvore Livros, plataforma de leitura digital, mostra que a oferta de livros digitais pode sim ser uma boa estratégia.

Por meio da parceria, 500 livros digitais foram disponibilizados gratuitamente para 480 mil alunos e 44 mil professores de todo o país. Em pouco mais de um mês, foram registrados mais de 66 mil acessos à plataforma com quase 80 mil livros lidos. De acordo com a gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Cleia Farinhas, os números comprovam a importância de oferecer as opções de leitura nas plataformas digitais, nas quais os jovens estão mais familiarizados. \"Nossas crianças e jovens precisam ler muito. A leitura é uma macrocompetência. É por meio dela que os alunos desenvolvem funções executivas para a aquisição da linguagem e escrita. Aquele que lê muito, fala bem, escreve bem e adquire bagagem que lhe permite ter senso crítico e boa capacidade de argumentação\", afirma Cleia.

A parceria oferece acesso aos livros digitais para ler onde e quando quiser, além de outros recursos disponíveis na plataforma, como ferramenta de indicações, trilhas de leitura, relatórios que acompanham o progresso dos alunos e concursos literários. As obras são catalogadas na plataforma de acordo com o ano escolar do aluno, permitindo que cada um acesse somente os títulos destinados à sua faixa etária. Um dos recursos da plataforma, a gameficação, ajuda a conquistar os alunos, tornando a prática da leitura ainda mais divertida para crianças e adolescentes.

De acordo com a professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação da Escola Maria Antonieta Cortes, em Além Paraíba (MG), Débora Montes da Cruz Carvalho, o uso da plataforma durante as aulas tem atraído a atenção dos alunos. \"Eles abraçaram a proposta de uma forma impressionante e eu acredito que o fato de ser digital ajudou muito, porque estamos falando de uma geração que já é bastante tecnológica. A estratégia de gameficação tem ajudado demais porque incentiva a criança e o adolescente a ler a partir de um universo que já é familiar para eles, que é o dos jogos de videogame ou aplicativos\", comemora Débora. A professora observa que com a plataforma muitos alunos que antes não liam com frequência estão se tornando leitores mais assíduos.

Para estimular os filhos em casa

Cleia ressalta que, para ser agradável e se transformar em um hábito, a leitura deve ser prazerosa. Para isso, o ideal é que o próprio leitor escolha os títulos que querem ler. \"Geralmente, os gostos se assemelham bastante de acordo com a idade do leitor\", afirma. Para ajudar os pais que desejam incentivar a leitura dos filhos em casa, listamos abaixo os títulos mais baixados por faixa etária:

4 a 5 anos

Bichos do jardim (Roseli Tuan)

O nariz do vovô (Eva Santana Bigas)

Era uma vez, uns três (Telma Guimarães)

Eu vou! (Isa Mara Lando)

Muito prazer, bebê! (Ziraldo)

6 a 10 anos

Coisa de menina (Pri Ferrari)

Era uma vez, uns três (Telma Guimarães)

A árvore generosa (Shel Silverstein)

Chá de sumiço e outros poemas assombrados (André Ricardo Aguiar)

A grande fábrica de palavras (Agnès de Lestrade)

11 a 14 anos

O diário de Anne Frank em quadrinhos (Anne Frank)

Sulwe (Lupita Nyong\'o)

Diário de uma garota nada popular – vol. 1 (Rachel Renée Russell)

Os detetives do prédio azul (Flávia Lins e Silva)

O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

15 a 18 anos

O diário de anne frank em quadrinhos (Anne Frank)

Orgulho e preconceito (Jane Austen)

O auto da barca do inferno (Gil Vicente)

O mundo de dentro (Bruna Vieira)

A cartomante (Machado de Assis)



Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Sociedade  Teen  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Central Press  
Contato: Central Press  
Telefone: 41-30262610-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.