Painel de notícias

Henkel amplia colaboração com a Plastic Bank

A Henkel amplia sua colaboração com a empresa social Plastic Bank pelos próximos cinco anos. Após as conquistas alcançadas graças à parceria iniciada em 2017, a companhia apoiará os projetos em andamento no Haiti, Filipinas e Indonésia, e contribuirá significativamente com o desenvolvimento de uma infraestrutura, de mais de 400 pontos de coleta da Plastic Bank, no Egito. Somente em 2020, a Henkel integrará mais de 600 toneladas do material reciclado, chamado de \"Plástico Social\", à embalagem de seus produtos.

Como parte de seu compromisso com uma economia circular e contra os resíduos de plástico no meio ambiente, a Henkel foi a primeira empresa global de bens de consumo a se associar à Plastic Bank. O objetivo conjunto é reduzir os resíduos de plástico nos oceanos e melhorar a vida das pessoas desfavorecidas, principalmente em países que carecem de uma infraestrutura para o tratamento de resíduos. Com essa iniciativa, a população local pode devolver os resíduos plásticos coletados e trocá-los por dinheiro, mercadorias ou serviços. Este material é integrado novamente à cadeia de valor do plástico como \"Plástico Social\".

Desde o início da parceria, a Plastic Bank abriu centros de coleta adicionais no Haiti. Além disso, a Henkel ajudou a organização a estabelecer uma cadeia de suprimentos para garantir que os resíduos de plástico coletados possam ser processados e reciclados para, enfim, serem integrados novamente à cadeia de valor. No início deste ano, a Henkel lançou uma série de produtos de suas unidades de negócios Beauty Care e Laundry & Home Care com embalagens incluindo até 50% do \"Plástico Social\". No total, a Henkel já processou mais de 200 toneladas de \"Plástico Social\". Esse marco foi reconhecido por diversos prêmios, como \"Melhores Práticas\" do Prêmio de Sustentabilidade e no Prêmio Beleza Sustentável da Ecovia, na categoria \"Embalagem Sustentável\".

Desenvolvimento de um ecossistema de coleta no Egito
Essa ampliação da colaboração, apoiada pelas unidades de negócios de Beauty Care e Laundry & Home Care da Henkel, continua focada em dois aspectos: aumentar ainda mais a integração de \"Plástico Social\" à embalagem dos produtos da empresa e ampliar a pegada global da Plastic Bank, para evitar que os resíduos de plástico terminem em oceanos ou cursos de água, além de oferecer oportunidades para as pessoas mais desfavorecidas.

A Henkel apoiará a Plastic Bank para seguir aprimorando a disponibilidade e integração do \"Plástico Social\" como recurso para embalagens. Por meio do desenvolvimento de um ecossistema de coleta no Egito, a Plastic Bank espera atingir uma capacidade de coleta adicional de até cinco mil toneladas por ano, o que corresponde a até um bilhão de garrafas durante o período de cinco anos.

Abordagem global para lidar com o problema dos resíduos de plástico
\"A Plastic Bank cria uma cadeia de valor que contribui para um mundo melhor. Nossa parceria com a Henkel é um bom exemplo do que pode ser alcançado unindo forças, e estamos muito satisfeitos com esta colaboração\", comentou David Katz, CEO da Plastic Bank. \"Juntos, podemos criar um verdadeiro valor agregado, lidando com o problema dos resíduos com uma abordagem global e, ao mesmo tempo, ajudando as pessoas necessitadas\".

\"A colaboração com a Plastic Bank nos ajuda a seguir com nossa estratégia de maior implementação de plástico reciclado na embalagem de nossos produtos, além de garantir uma renda estável para os coletores\", comenta Jens-Martin Schwärzler, Vice-Presidente Executivo e Responsável pela unidade de negócios Beauty Care da Henkel. \"A parceria com a Plastic Bank também nos permite atender aos desejos de nossos consumidores de aplicar a consciência ambiental em suas vidas cotidianas\".

\"Desde que juntamos forças, há cerca de dois anos, temos trabalhado em estreita colaboração para evitar que o plástico termine no oceano e para melhorar a vida das pessoas desfavorecidas, principalmente em países sem uma infraestrutura eficaz de gestão de resíduos\", comentou Bruno Piacenza, Vice-Presidente Executivo e Responsável pela unidade de negócios Laundry & Home Care da Henkel.

\"Nossa colaboração com a Plastic Bank é uma parceria única, que aborda dois dos maiores desafios da atualidade: o desperdício de plástico e a falta de oportunidades para as pessoas necessitadas\", comentou Sylvie Nicol, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel. \"Estamos empolgados para dar os próximos passos: pelo meio ambiente e por um futuro melhor para mais pessoas no Haiti, Filipinas, Indonésia e Egito\".

Compromisso por uma economia circular
A parceria com a Plastic Bank é parte das diversas atividades da Henkel para apoiar uma economia circular e promover soluções de embalagens sustentáveis. A empresa definiu objetivos específicos de embalagem para promover um circuito fechado para o plástico: até 2025, todas as embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, e a proporção de plástico reciclado nas embalagens de produtos de consumo na Europa aumentará para 35%. Atualmente, muitas embalagens de produtos já são 100% compostas por plástico reciclado.

Para promover o progresso no campo da sustentabilidade, a Henkel está colaborando com diferentes parceiros ao longo de toda a cadeia de valor, e participa de muitas iniciativas intersetoriais. A empresa é, por exemplo, membro da New Plastics Economy e membro fundador da Alliance to End Plastic Waste para acabar com os resíduos de plástico.

Para saber mais sobre a atuação da Henkel em sustentabilidade e suas parcerias, acesse: http://www.henkel.com.br/sustentabilidade/embalagens-sustentaveis

Sobre a Henkel
A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos - em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente - uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite http://www.henkel.com.

Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 64 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 950 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Industria
Empresa: Felipe Reis Castilho