Estudo global aponta para adoção da videoconferência com soluções que proporcionem maior produtividade
Videoconferência torna os funcionários mais interativos, colaborativos e aumenta a produtividade

Novo estudo independente da Forrester Consulting mostra que 84% das empresas usam mais de um aplicativo de videoconferência baseado em nuvem

A Polycom, agora parte da Plantronics, Inc. (NYSE: PLT), anuncia o estudo Estratégia de Videoconferência Simplificada Impulsiona os Resultados de Negócios (Streamlined Video Conferencing Strategy Drives Business Results), de novembro de 2018, conduzido pela Forrester Consulting contratada pela Polycom. O estudo aponta que a videoconferência está crescendo em uso, no número de soluções e na complexidade geral para usuários finais e TI. Essas descobertas mostram a necessidade de experiências de usuários consistentes e fáceis para acelerar o início das reuniões e simplificar o gerenciamento de tarefas da TI.

As principais conclusões deste novo estudo global da Forrester, que entrevistou tomadores de decisão e profissionais de TI, referem-se a:

• 74% dizem que as chamadas de videoconferências aumentaram nos últimos dois anos.
• 84% relataram o uso de duas ou mais soluções de videoconferência baseadas em nuvem.
• 78% relataram ter dois ou mais terminais de videoconferência em suas salas de conferência.

A partir deste estudo, os analistas descobriram que a maioria das empresas pesquisadas está usando vários fornecedores para terminais de videoconferência e para aplicativos de vídeo na nuvem; e que a complexidade está aumentando, e não diminuindo, à medida que novas soluções continuam a surgir no mercado. De fato, o estudo mostrou que 96% dos entrevistados já enfrentam desafios ao gerenciar suas soluções de videoconferência. O resultado: uma rede de serviços para profissionais de TI gerenciar, experiências de usuário ruins e frustração crescente para TI e funcionários. De acordo com um outro estudo da Forrester sobre a qualidade das chamadas, aquelas que iniciam com atraso em relação ao horário agendado podem custar a uma empresa mais de US$ 1 milhão em perda de produtividade por ano. [i]

Uma solução para profissionais de TI para gerenciar essa crescente complexidade já está disponível - o hub inteligente Polycom Trio. A família Polycom Trio é um dispositivo de comunicação simples e consolidado no mercado que suporta várias soluções de nuvem de videoconferência com uma experiência consistente. A Polycom anunciou o suporte para o Cisco WebEx no Polycom Trio esta semana, acrescentando-o ao amplo catálogo de sistemas de vídeo baseados em nuvem que inclui Zoom, Microsoft, BlueJeans e Videxio. Todas essas soluções podem ser acessadas, usadas e gerenciadas pelo Polycom Trio em qualquer sala de conferência usando a mesma experiência fácil e simples.

“Os clientes confiam na videoconferência para tornar os funcionários mais interativos, colaborativos e eficientes - a tecnologia e os serviços que eles usam precisam simplificar, não complicar a experiência, mas isso só pode acontecer se a videoconferência for simples, fácil e com experiência consistente”, diz Tarun Loomba, vice-presidente executivo de gerenciamento de produtos e soluções da Plantronics. “O Polycom Trio é a maneira mais simples de se conectar, comunicar e ser produtivo usando videoconferência, com flexibilidade para profissionais de TI e ótimas experiências para seus funcionários.”

O impacto na TI

De acordo com o novo estudo da Forrester, os profissionais de TI estão enfrentando aumento de custos e desafios no gerenciamento de vários sistemas de videoconferência baseados em nuvem. Esses desafios incluem dificuldade de conexão de salas de conferência, causando atraso no início da reunião, baixa qualidade de chamadas e experiências de usuário inconsistentes. Para combater especificamente os desafios de produtividade, 77% dos profissionais de TI desejam uma interface de usuário e experiência consistentes nos sistemas de videoconferência.

A flexibilidade para os profissionais de TI foi outro fator importante identificado no estudo. Com 68% das empresas presenciando aumentos no número de aplicativos de videoconferência usados em sua infraestrutura, 67% desejam maior flexibilidade de todas as soluções para funcionários e parceiros. A flexibilidade é fundamental para a produtividade, já que o ritmo de inovação no espaço de colaboração está em alta com novos concorrentes, soluções e recursos chegando ao mercado em um ritmo acelerado.
O Polycom Trio é a principal experiência de sala de conferência que oferece aos clientes essa flexibilidade com uma excelente experiência do usuário. O recurso de registro híbrido do Polycom Trio permite que os usuários alternem entre provedores de serviços de TI e plataformas de controle de chamadas herdadas para sua crescente variedade de serviços de videoconferência baseados em nuvem, em vez de ficarem restritos a um único provedor.

Conhecido pelo robusto recurso de qualidade de voz HD, poderoso desempenho de vídeo e conteúdo, o Polycom Trio é um aparelho perfeito para espaços de reuniões de todos os tamanhos - da menor sala de reunião ao maior auditório. O Polycom Trio apresenta recursos de vídeo de ponta necessários para grandes salas de reunião, como rastreamento facial, suporte a dois monitores, cobertura de áudio superior e fácil compartilhamento de conteúdo.

Para acessar o estudo completo Estratégia de Videoconferência Simplificada Impulsiona os Resultados de Negócios (Streamlined Video Conferencing Strategy Drives Business Results) da Forrester Consulting, clique aqui e, para obter mais informações sobre o Polycom Trio, visite o site.

[i] “Brief: Start Your Video Conferences on Time,” Forrester Research, Inc., October 24, 2016.

Editorias: Economia  Informática  Internet  Negócios  Telecomunicações
Empresa: Juliana Vercelli