Ecoquest lança nova linha de produtos para descontaminação do ar
Terceira geração do sistema com tecnologia IRC é 5 vezes mais eficiente que a anterior

A Ecoquest lançou no mercado brasileiro a terceira geração de produtos para descontaminação do ar de ambientes internos. Cinco vezes mais eficaz que a anterior na eliminação de micro-organismos como fungos, vírus e bactérias, a nova linha teve sua eficiência tecnológica testada e validada pelos laboratórios do FDA (Food and Drug Administration). As novidades são compostas por três produtos, sendo um deles desenvolvido com apoio de uma equipe da USP (Universidade de São Paulo).

Entre os produtos está a linha de descontaminação fotocatalítica por meio da tecnologia IRC (Ionização Radio Catalítica). Usada em sistemas de ar condicionado central é indicada para hospitais, hotéis e edifícios comerciais. “A terceira geração dessa tecnologia consegue eliminar o mesmo número de micro-organismos que a anterior em um tempo cinco vezes menor”, explica Henrique Cury, diretor da Ecoquest e membro do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

Outra novidade é a fita mini-led, desenvolvida para descontaminar os sistemas de mini-split, fancoletes, etc, locais onde a luz UV tradicional não atua. É considerada uma das maiores inovações porque possibilitará a popularização da luz UV no Brasil. “Pretendemos massificar o uso da luz UV nas residências brasileiras, o que até agora só tem sido feito na área comercial”, afirma o executivo.

O terceiro lançamento é o sistema de monitoramento contínuo dos parâmetros da qualidade do ar, desenvolvido em conjunto com uma equipe da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ele faz a aferição precisa dos principais marcadores (partículas, CO2, CO, temperatura e compostos orgânicos voláteis) por um valor bem mais acessível que os concorrentes internacionais.

A disponibilidade de soluções para descontaminação do ar de ambientes internos são de vital importância nos dias de hoje para empresas e residências. Como o exemplo, tais tecnologias são consideradas essenciais para a obtenção de certificação de “construções verdes” por parte do GBC (Green Building Council). Vale ressaltar que está em vigor, desde o ano passado a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a execução de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar condicionado em edifícios públicos e de uso coletivo. O não cumprimento pode gerar multas de alto valor a hospitais, hotéis, shoppings e demais edifícios comerciais.

Mercado - A Ecoquest é parceira da empresa americana Aerus Holding, com quem tem contrato de exclusividade para fornecimento de tecnologias de descontaminação do ar desenvolvidas pela Nasa, a agência espacial americana, e adaptadas para uso comercial. Uma pesquisa encomendada pela Aerus revelou que o mercado brasileiro de descontaminação do ar tem potencial de movimentar US$ 1 bilhão ao ano.

Diante de tanto vigor, as duas empresas traçaram a meta de conquistar 90% do segmento de purificação fotocatalítica, que envolve sistemas de climatização de grande porte no Brasil. “Nosso diferencial tecnológico representa uma grande vantagem sobre nossos concorrentes em todos os segmentos de purificação, inclusive nesse que envolve sistemas de ar condicionado central”, comenta Henrique Cury.

Editorias: Construção e Arquitetura  Ecologia e Meio ambiente  Industria  Negócios  Saúde
Empresa: M.Free Comunicação
Contato: Cristiane Peixoto