Tecnologia traz agilidade para a preservação dos negócios e o RH da Hering

A situação de paralisação que se instaurou nos negócios para o combate ao coronavírus no início de março em várias regiões do Brasil, demandou do governo federal a edição de Medidas Provisórias que atenuassem os impactos nos negócios e que também permitissem a preservação dos empregos. Na área trabalhista, as principais Medidas Provisórias foram a 927 e 936. Ambas ofereceram algumas possibilidades de soluções para empregados e empregadores.

Essas medidas, que envolvem a adoção do home office, antecipação de férias, uso do banco de horas, suspensão temporária de obrigações, suspensão de contrato de trabalho, além de redução de jornada e salário, foram utilizadas pela grande maioria das empresas para evitar demissões em massa e salvar muitos negócios. Para suportar essas mudanças sem precedentes, a tecnologia foi imprescindível.

A Senior Sistemas, empresa referência em tecnologia para gestão e que é reconhecida nacionalmente pela atuação no RH das empresas, atuou muito próxima aos clientes para atender as demandas que esse cenário exigiu.

Entre as empresas que utilizaram essas MPs, e que são clientes da companhia, está a Hering. O gerente de TI da Hering, Alvacir Reinaldo Schulze, conta que o primeiro passo e também desafio foi entender as medidas estabelecidas pelo governo e quais impactos teriam na operação.

“Calcular os efeitos no orçamento e os impactos, nas diversas perspectivas da empresa, com as suspensões dos contratos de trabalho e também a redução de jornada e salários foram cruciais para estimar a dose certa de cada remédio para cada dor. Inicialmente algumas medidas do governo não estavam tão claras e mexiam com regras importantes na Folha de Pagamento e processos relacionados”, explica o profissional.

Ele conta ainda que criaram um comitê interdepartamental que se reuniu todas as manhãs, em daily meetings, para entender e tomar as decisões.
“Neste cenário foi muito importante ter uma empresa parceira como a Senior, que rapidamente nos apoiava neste entendimento e implementação das medidas no software. As liberações de versões a cada semana foram decisivas neste “novo normal” e a atuação rápida e eficaz do time de produto e suporte nos ajudaram a resolver todos os desafios que enfrentamos até aqui”.
Ricardo Kremer, Head de HCM da Senior, explica que a organização possui uma estrutura ágil e um produto flexível, que permite a Senior se adaptar e oferecer aos clientes soluções rápidas, o que foi determinante para manter as operações de RH dos clientes fluídas e operacionais nesse período.

“A Senior tem um dos mais completos portfólios para alta performance. São mais de 100 mil contratos ativos em empresas de diversos portes e segmentos. Feito por pessoas e para pessoas, as soluções da empresa promovem otimização de rotinas, redução de custos, produtividade e análise de dados estratégicos para a tomada de decisão”, destaca Kremer.

Sobre a parceria com a Hering
A Hering é parceira da Senior desde 2008. A companhia utiliza praticamente todos os módulos de Gestão de Pessoas (folha, ponto e benefícios). No fim de 2019 adquiriu também a Collabe, uma plataforma de admissão digital que tem como foco aumentar a produtividade dos RHs num dos processos mais dolorosos do RH. Desde o início da utilização da ferramenta, mais de 700 admissões já passaram pela solução.

Além das soluções para o RH, toda a Gestão de Acesso e Segurança da Hering também é feita pelo software da Senior. A companhia ainda utiliza uma solução mobile personalizada, desenvolvido pela Fábrica de Software da Senior. Essa ferramenta faz a Gestão da qualidade dos produtos da companhia.

Editorias: Informática  Internet  Negócios  Recursos Humanos  Telecomunicações
Empresa: Bruno Araujo de Faria