Edge Computing na Black Friday: Como otimizar vendas com a segmentação de usuários e análise de insights em tempo real

A Black Friday está chegando e tem entre seus principais desafios conciliar boas ofertas com uma tecnologia que possibilite performance e segurança dos sistemas, especialmente durante grandes picos de acesso de usuários, além da construção de regras de negócios avançadas, como oferta diferenciada de seus produtos por região geográfica ou até mesmo por usuário. Afinal, cada detalhe conta para construir ofertas atrativas para o consumidor.

Na Black Friday de 2018, a plataforma de Edge Computing da Azion foi utilizada por quase 50% da receita transacionada pelo varejo. A expectativa para este ano é atingir um volume ainda maior. Para que e-commerces construam regras de negócio por usuário em tempo real, como ofertas de produtos por usuário ou região geográfica, ou testes A/B com diferentes tipos de produtos e hotsites, a Azion conta com um moderno framework para que desenvolvedores construam e executem aplicações de forma rápida e segura, mais próximas de seus usuários, no edge da rede.

Considerada uma das principais tendências do Gartner, a previsão é de que 50% das aplicações estejam em serviços de Edge Computing até 2022. Para simplificar a adoção da tecnologia - que pode ser integrada em menos de 1 hora - os clientes da Azion podem selecionar módulos para agregar mais valor à solução. Entre eles, destacam-se os de Edge Analytics, que permitem ao cliente avaliar a performance no acesso de usuários em tempo real, e o Edge Firewall, que permite ao cliente construir uma firewall programável, para proteger as camadas de rede.

A Azion também oferece a solução de Data Streaming, que possibilita a construção de um big data completo - em poucos cliques - e a entrega de informações, em tempo real, para que o cliente realize análises de negócio, segurança ou performance, como, por exemplo, identificar produtos mais vendidos, o perfil de consumo dos clientes, fraudes ou falhas na aplicação. “Com acesso às informações de cada requisição feita às aplicações em tempo real, os e-commerces podem gerar insights para otimizar a solução e, consequentemente, aumentar suas vendas”, explica Julio Silvello, Chief Product Officer (CPO) da Azion.

Os três principais benefícios do Edge Computing são: a escalabilidade das aplicações com a distribuição do processamento, sendo que a Azion conta com servidores colocados dentro de praticamente todas as grandes e médias operadoras de telecomunicações do País, a performance, pois o acesso de usuários e devices ocorre no edge da rede, mais próximo a eles, e a simplificação da infraestrutura, pois todos os produtos da Azion são comercializados no modelo “as a service\", sem que o cliente tenha que instalar ou operar a infraestrutura. Isso permite que o cliente crie aplicações preparadas para o futuro e reduza drasticamente seus custos com pessoas e serviços de cloud ou datacenter.

Sobre a Azion
Fundada em 2011, a Azion permite que você construa e execute suas próprias aplicações serverless no Edge da rede, mais próximo a usuários e devices. A plataforma de Edge Computing da Azion é ideal para aplicações que exigem baixo tempo de resposta (latência) ou processamento de dados em tempo real. Ajuda a resolver alguns dos mais complexos desafios de computação e rede, incluindo escalabilidade, disponibilidade, performance e segurança de aplicações de missão crítica. Considerado pelo Gartner uma das 10 principais tendências tecnológicas que impactam as áreas de infraestrutura e de operações, o Edge Computing viabiliza serviços de missão crítica inovadores necessários para construir o futuro do e-commerce, games, finanças, mídia e aplicações como IoT, Edge AI, 5G, Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Internet  Serviços
Empresa: DFreire