Doenças da unha podem ser muito mais graves do que se pensa
Doenças da unha podem ser muito mais graves do que se pensa
...

A nova edição do livro “Doenças da Unha”, de Roberta Nakamura e Robert Baran, traz conteúdos diversos e atualizados sobre males que podem levar a amputação dos dedos e até óbito

A onicologia é o ramo da dermatologia que estuda as unhas. Esse é um âmbito que vem ganhando bastante espaço e se desenvolvendo entre os novos profissionais. O crescimento da difusão da onicologia no mercado criou a necessidade de uma 2ª edição da obra Doenças da unha, de formato mais completo, com uma abordagem detalhada sobre as inovações e descobertas da área. O livro é uma parceria entre os autores Roberta Nakamura e Robert Baran.

Doenças da Unha aborda assuntos como tumores ungueais, que muitas vezes não recebem a devida atenção da população. A sociedade se preocupa com tumores na mama, pulmão e em outros órgãos mas, em muitos casos, quando ocorre nas unhas é de pouco conhecimento da população em geral.Porém, a doença em unidades ungueais pode ser tão perigosa quanto em outras regiões. O tumor de caráter cancerígeno, maligno, é de difícil diagnóstico, pois é confundido com verrugas, inflamações ou outras doenças. A identificação tardia pode levar o paciente a amputação do dedo e até mesmo a óbito.

A segunda edição do livro, lançada pela Elsevier, foi pensada tanto para a apreciação dos dermatologistas quanto para os clínicos gerais, já que possui conteúdos de manifestação clínica, procedimentos diagnósticos e soluções de tratamento.

“Nosso desafio é baseado no ensino e na aprendizagem da onicologia, para que o leitor se torne capaz de formular hipóteses diagnósticas consistentes, associadas à interpretação correta dos exames complementares que culminam na tomada de decisões adequadas para cada paciente,” relatam Robertha Nakamura e Robert Baran, autores de Doenças da Unha.

As temáticas são focadas em: unhas saudáveis, doenças inflamatórias e infecciosas, tumores ungueais (parte inferior das unhas), cosmetologia das unhas (processo de higienização que, muitas vezes, pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma infecção grave) e sobre os diversos exames para a realização do diagnóstico. Como capítulo à parte estão os Fármacos e a Onicologia, no qual apresenta estudos sobre as reações dos medicamentos nas unhas.

A obra conta com mais de 70 colaboradores de diversos lugares distintos.

Doenças da Unha
Editora Elsevier