Centro Universitário FMU sedia evento sobre Patrimônio Agroalimentar

Encontro, que acontecerá nos dias 18 de outubro,
é gratuito e aberto ao público
São Paulo, outubro de 2019 - O Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, irá receber no dia 18 de outubro, das 9 às 18h, um evento que irá discutir os saberes, práticas, produtos e técnicas ligadas ao preparo de alimentos nos modos tradicionais de produção que integram o sistema agroalimentar brasileiro.
Parte do conhecimento transmitido ao longo de gerações será compartilhado durante evento organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP) em parceria com a FMU e o Instituto Brasil a Gosto, com o tema Patrimônio agroalimentar: promovendo saberes e práticas.
Na oportunidade, os presentes terão contato com detentores do Ofício das Baianas de Acarajé; do Modo Tradicional de Fazer Queijo de Minas; do Sistema Agrícola Tradicional do Alto Rio Negro; e do Sistema Agrícola Tradicional dos Quilombos do Vale do Ribeira, que representarão quatro dos 48 bens culturais formalmente reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil.
“Ao sediar esse encontro, a FMU reafirma o seu compromisso em difundir junto aos nossos estudantes a preservação e a riqueza da tradicional gastronomia brasileira”, afirma a coordenadora do curso de Gastronomia da FMU, Cintia Rolland.
Para a Chef Ana Luiza Trajano, presidente do Instituto Brasil a Gosto, o encontro é essencial para se debater a cultura gastronômica de nosso país. \"A missão do Instituto Brasil a Gosto é promover conhecimento sobre a nossa cultura gastronômica e ajudar para que ela não fique restrita aos livros e memórias, mas que esteja de volta à mesa de todos os brasileiros. Por isso, é com grande satisfação que apoiamos este importante evento do Iphan ao lado de importantes parceiros, como a FMU, nessa jornada\".

As atividades contarão com o apoio da Associação Slow Food do Brasil, do Centro Universitário FMU, do Instituto Brasil a Gosto, do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto ATÁ. A feira e as oficinas do dia 19 serão promovidas, ainda, em parceria com o SESC Vila Mariana, como parte do Experimenta! Comida, Cultura e Saúde, que trata do universo da alimentação em todas as unidades do Sesc.

Programação
No primeiro dia de programação, haverá duas mesas de debates. Em uma delas, agentes de instituições públicas e privadas que atuam na execução das políticas de salvaguarda debaterão as ações recentes em relação ao patrimônio agroalimentar e as perspectivas sobre o tema. Na outra, detentores convidados apresentarão experiências e expectativas sobre os processos de salvaguarda, fornecendo mais subsídios para a discussão.
O segundo dia será dedicado a rodas de conversa, oficinas e uma feira de produtos artesanais. Os próprios detentores apresentarão ao público os produtos oriundos de seus sistemas agroalimentares.
Patrimônio agroalimentar: promovendo saberes e práticas.
Debate
Data: 18 de outubro de 2019
Local: Centro Universitário FMU - Avenida da Liberdade, 899 - Liberdade, São Paulo (SP) – Auditório Nelson Carneiro.
Feira de produtos, rodas de conversa e oficinas culinárias e degustações
Data: 19 de outubro de 2019
Local: Praça de Eventos do SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo (SP).

Editorias: Educação
Empresa: Talita Gomes Ferreira