Radware compartilha dicas de segurança ao fazer compras online
Radware compartilha dicas de segurança ao fazer compras online
...

Temporada de compras pela internet também é momento de pico para fraudadores e cibercriminosos

Com a maior temporada de compras do ano chegando, os consumidores estão se preparando para aproveitar os descontos e ofertas em vários sites e aplicativos de e-commerce. Naturalmente, este também é o momento de pico do ano para fraudadores e cibercriminosos que tentam os enganar com ofertas falsas, além de invadir suas contas a fim de ter acesso aos dados de cartões de crédito, pontos de recompensa e códigos de desconto; e extrair informações pessoalmente identificáveis (PII) para que possam se aproveitar ainda mais da situação.

A Radware, uma das líderes globais em soluções de segurança cibernética, recomenda que os consumidores sigam as dicas listadas abaixo para evitar a possibilidade de serem enganados e fraudados ao fazer compras online.

1 - Compre em sites renomados e evite sites parecidos, com URLs e aparência semelhantes
Os golpistas geralmente desenvolvem sites do dia para noite, que usam nomes e URLs muito semelhantes em sua ortografia aos nomes de sites conhecidos para enganar os compradores.

2 - Use aplicativos de compras autorizados da App Store da Apple e da Play Store do Google
Os fraudadores tentam enganar usuários desavisados com aplicativos de compras falsificados que imitam a aparência de aplicativos populares. Aplicativos falsos colocam os consumidores em risco de roubo de contas, perdas financeiras e exposição de informações pessoais.

3 - Certifique-se de que o endereço do site comece com \'https\' e procure o ícone do cadeado na barra de endereços do seu navegador
O ícone do cadeado na barra de endereços do seu navegador e o \'https\' antes do endereço do site indicam que sua conexão com o site é criptografada e segura para evitar que suas informações sejam capturadas em trânsito.

4 - Forneça o mínimo de informações pessoais possível
Portais de e-commerce respeitáveis geralmente não pedem o seu número de RG ou outros detalhes que não são necessários para realizar transações (como o nome de solteira de sua mãe e assim por diante). Forneça os dados pessoais mínimos necessários e evite sites e aplicativos que peçam mais informações do que o estritamente necessário.

5 - Use senhas fortes e únicas, de preferência com autenticação multifatorial
Use uma senha diferente para cada site, e se o site ou aplicativo oferece (como a maioria dos principais sites fazem), encorajamos você a ativar sua opção de autenticação multifatorial, geralmente encontrada em suas configurações de segurança, para um login mais seguro e uma camada adicional de proteção da conta.

6 - Verifique regularmente seus extratos bancários
Cuidado com transações suspeitas e encargos que você não se lembra de ter feito. Informe prontamente quaisquer transações não autorizadas ao seu banco ou serviço de pagamento.

7 - Não compre através de redes Wi-Fi públicas não seguras e use uma VPN (rede privada virtual) quando possível
Evite fazer transações financeiras usando conexões Wi-Fi públicas, pois hackers e fraudadores podem facilmente bisbilhotar seus dados privados usando uma variedade de ferramentas comuns de hacking. Uma VPN fornece segurança adicional criptografando todos os dados recebidos e transmitidos do seu telefone ou computador.

8 - Use cartões de crédito e serviços como o PayPal em vez de cartões de débito
Ao contrário dos cartões de débito, que estão diretamente vinculados à sua conta bancária, cartões de crédito e serviços de pagamento geralmente fornecem mais proteção, menos responsabilidade pessoal e resolução mais rápida de sinistros.

9 - Use um cartão de crédito ou débito virtual
Em vez de fornecer o número real do seu cartão de crédito (ou débito) e o código de segurança (CVV), utilize serviços como o Apple Pay, Google Pay, Venmo e outros, que permitem que você faça pagamentos sem revelar o número real do seu cartão de pagamento.

10 - Desconfie de ofertas muito lucrativas enviadas por e-mail
Cuidado com e-mails de \"phishing\", que oferecem ofertas lucrativas mas que, na verdade são destinados a enganar os compradores de várias maneiras, incluindo a revelação de suas credenciais de login, dados de cartão de pagamento ou outras informações pessoais que podem ser ainda mais perigosas nas mãos dos criminosos.

Atuação no Brasil e novo Scrubbing Center
A Radware anunciou no mês de outubro sua expansão no Brasil com um novo Scrubbing Center, que compoe a rede global de scrubbing centers da empresa. As novas instalações já estão em operação e apoiam o crescimento dos clientes da Radware em mercados emergentes, onde há necessidade de residência de dados, além de complementarem a rede existente de Scrubbing Centers que já atendem ao Serviço de Proteção Cloud DDoS, aumentando a capacidade global de depuração em cerca de 30%.

Sobre a Radware
A Radware (NASDAQ: RDWR) é uma das líderes mundiais em segurança cibernética e soluções para gestão e entrega de aplicações e segurança para data centers virtuais, em nuvem e definidos por software. Seu premiado portfólio de soluções oferece proteção completa para aplicações críticas corporativas, enquanto maximiza a eficiência de TI. As soluções da Radware auxiliam mais de 12,5 mil empresas do mundo inteiro a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado, o que garante a continuidade dos negócios com mais produtividade e menos custo. Para saber mais, visite http://www.radware.com

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: IMS BRASIL