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Pesquisa




Pesquisa da Universidade de Oxford aponta vantagem para os alunos do International Baccalaureate em pensamento crítico
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Resultados quantitativos demonstram que os alunos do Programa de Diploma do IB apresentam níveis muito mais altos de habilidades de pensamento crítico que os alunos de outros programas.



Um estudo realizado pela Universidade de Oxford concluiu que os alunos do International Baccalaureate® (IB) - organização sem fins lucrativos que oferece programas educacionais - apresentam habilidades de pensamento crítico muito superiores às dos alunos de outros programas.



Em um mundo que muda rapidamente, as escolas buscam ensinar as habilidades necessárias para que os alunos tenham sucesso dentro e fora da sala de aula. Estudos anteriores já indicavam que o pensamento crítico é muito importante para o sucesso individual e coletivo, motivo pelo qual alunos, pais, escolas e universidades procuram essas habilidades.



O estudo realizado pela Universidade, que contou com a participação de mais de 560 alunos de oito escolas da Austrália, Inglaterra e Noruega, analisou os efeitos do Programa de Diploma (PD) nas habilidades de pensamento crítico dos alunos. Nenhuma pesquisa anterior tinha utilizado uma avaliação do pensamento crítico validada para comparar os alunos do PD com alunos de outros programas no mundo todo.



O estudo encomendado pelo IB, e teve duração de um ano, foi realizado pelo Centro de Avaliação Educacional da Universidade de Oxford (OUCEA, em inglês). Os resultados quantitativos demonstram que os alunos do Programa de Diploma apresentam níveis muito mais altos de habilidades de pensamento crítico que os alunos de outros programas. Esta vantagem se manteve mesmo depois de estudar as covariáveis pertinentes para usar análise de regressão e correspondência por índice de propensão. Além disso, à medida que os alunos avançam no Programa de Diploma, as habilidades de pensamento crítico aumentam, diferenciando-os ainda mais dos alunos de outros programas.



Depois de uma revisão do currículo do PD, a análise do OUCEA revelou que o foco do IB em desenvolver o pensamento crítico é consistente com as melhores práticas baseadas em provas. Os cursos individuais e os componentes exclusivos do currículo do PD, como o curso de Teoria do Conhecimento (TdC), oferecem oportunidades para desenvolver habilidades de pensamento crítico.



“O valor agregado observado nos estudantes que realizam o Programa de Diploma do IB é a assimilação dos conceitos: eles aprendem. Acima de tudo, eles se permitem duvidar e questionar. Eles também mantêm a mente aberta, pois tem outras atividades como o programa de Criatividade, Atividade e Serviço (CAS), onde realizam ações que os formam como pessoas empáticas e com abertura a outras culturas”, afirmou a Diretora Geral de um Colégio na Argentina.



Além do TdC, os alunos acreditam que a Monografia ajuda a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico. Tanto os alunos como os educadores disseram que o PD os preparava melhor para os estudos posteriores do que outros sistemas educacionais nacionais.



Therese Hopfenbeck, principal pesquisadora do projeto, comentou: “Embora não possamos saber com certeza se estudar no IB melhora o pensamento crítico, cabe destacar que depois de analisar diferenças preexistentes, os alunos do IB parecem ter uma vantagem com relação ao pensamento crítico.



Os resultados sugerem que os focos pedagógicos, voltados especificamente para o ensino das habilidades de pensamento crítico, além de incorporar oportunidades para que os alunos pensem de forma crítica em cada matéria, podem apresentar resultados muito positivos. Os alunos e educadores do IB identificaram muitas possibilidades por meio das quais o IB incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico. No futuro, esperamos ter uma ideia mais clara sobre como melhorar as habilidades de pensamento crítico dos alunos”.



Como parte da estratégia contínua de inovação curricular do IB, este estudo precede um grande projeto abrangente realizado em colaboração com o OUCEA, com o Conselho Australiano de Pesquisa Educacional e a Fundação Jacobs. Esse projeto busca identificar e compartilhar práticas docentes que contribuam para o desenvolvimento dos atributos do perfil da comunidade de aprendizagem do IB, ou seja, habilidades que promovam uma mentalidade internacional entre os jovens.



Therese Hopfenbeck e sua equipe do OUCEA apresentarão seu estudo sobre o pensamento crítico na conferência virtual do IB. Caso queira assistir à apresentação ou obter mais informações, entre em contato com Dan Rene em daniel.rene@kglobal.com.



Programas IB



O International Baccalaureate, criada em 1968, lidera um movimento de educação internacional que oferece quatro programas educacionais de alta qualidade para alunos de 3 a 19 anos. O IB oferece aos alunos benefícios claros ao proporcionar bases sólidas, habilidades de pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas complexos, ao mesmo tempo em que incentiva a diversidade, a curiosidade e um desejo saudável pelo aprendizado e pela excelência. Em um mundo onde fazer as perguntas certas é tão importante quanto encontrar as respostas, o IB promove o pensamento crítico e aposta em um aprendizado flexível que transcende as fronteiras disciplinares, culturais e nacionais. Com o apoio de educadores e coordenadores de prestígio mundial, o IB conta atualmente com mais de 1,4 milhões de alunos em mais de 5.300 escolas de 158 países.



A implementação de programas do IB é cada vez mais priorizada na América. A organização anunciou este ano que no seu cohorte 2019, houve aumento dos candidatos ao Programa de Diploma (PD), com mais de 166.000 alunos de 211 nacionalidades e 180 idiomas diferentes, sendo a maioria deles, 66%, da América. Em termos gerais, o continente americano mostrou o maior crescimento, pois só em 2015 houve 13.441 candidatos, representando um aumento de 14%. O número de candidatos em nível mundial que prestaram as provas para PD do International Baccalaureate aumentou 18% nos últimos cinco anos.



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Resumido de HOPFENBECK, T. (Universidade de Oxford); DOUBLE, K. (Universidade de Oxford), EL MASRI, Y. (Universidade de Oxford); MCGRANE, J. (Universidade de Oxford) et al. El impacto del Programa del Diploma (PD) en el desarrollo del pensamiento crítico: evaluación internacional realizada en varios colegios. Organização de Bachillerato Internacional, 2020. Todos os direitos reservados. Para obter mais informações, leia o resumo do estudo ou o relatório completo.



Sobre o IB

O International Baccalaureate (IB), fundado em 1968, foi pioneiro em um movimento de educação internacional, e agora oferece quatro programas educacionais de alta qualidade e desafiadores para estudantes entre 3 a 19 anos. O IB oferece aos alunos inúmeras vantagens, fornecendo uma base sólida, criando um pensamento crítico e proficiência para solução de problemas complexos, ao mesmo tempo em que incentiva a diversidade, a curiosidade e o apetite saudável pela aprendizagem e excelência. Em um mundo onde fazer as perguntas certas é tão importante quanto encontrar as respostas, o IB defende o pensamento crítico e a flexibilidade no estudo, cruzando fronteiras disciplinares, culturais e nacionais. Apoiado por educadores e coordenadores de classe mundial, o IB atualmente auxilia mais de 1,4 milhão de estudantes, em mais de 5.300 escolas em 158 países. Para mais informações acesse http://www.ibo.org.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: IMS BRASIL  
Contato: Marcia Cerqueira  
Telefone: 11-31923806-

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