Factoring pode ser alternativa para obter capital de giro
Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC

Neste momento de quarentena com o fechamento do comércio e serviços, já é possível sentir os duros reflexos para a economia. O grande problema das micro, pequenas e médias empresas é como arcar com os compromissos financeiros já que muitos dos provedores de crédito, influenciados pela incerteza em seus recebimentos suspenderam indistintamente suas operações, desassistindo até aqueles setores que não foram afetados pelas medidas sanitárias.

De acordo com levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), seis em cada dez donos de pequenos negócios, que buscaram crédito no sistema financeiro desde que a quarentena começou, tiveram o pedido negado. Diante dessa falta de recursos, como pagar funcionários, fornecedores, impostos e outros encargos?

Para Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC, as linhas de crédito disponíveis nas principais instituições financeiras dificilmente atingirão as micro, pequenas e médias empresas, que garantem o trabalho de cerca de 3 milhões de trabalhadores formais diretos e indiretos.

“Acreditamos que com a dificuldade de acesso aos bancos, as factorings serão procuradas por novos e antigos clientes, com dificuldades para renovar seus limites de crédito nos bancos. As empresas de fomento comercial, que só podem atuar com recursos próprios, estão tentando, junto ao governo, a liberação de recursos do BNDES e Sebrae, para suprimir essa demanda por crédito, comprando recebíveis gerados pelas transações mercantis realizadas pelas micro, pequenas e medias empresas, afim de propiciar o fluxo de caixa necessário para manter os negócios funcionando. Neste momento, não vamos desamparar nossa clientela e estamos empenhados em mostrar a nossa capacidade em apoiar micros, pequenas e médias empresas, que é o maior segmento empregador do País”, finaliza Lemos Leite.

Sobre Luiz Lemos Leite - É ex Diretor do Banco Central, Presidente da ANFAC, nestes 38 anos, como presidente já realizou 14 congressos, de âmbito nacional, com a finalidade de intercambiar experiências e informações entre os empresários do setor e trazer a contribuição de palestrantes ilustres que possam concorrer para aprimorar a educação executiva dos empresários.

Sobre a ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial, fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, tem por objetivo, dentre outros, representar institucionalmente os interesses de seus associados, perante os Poderes Públicos – Federais, Estaduais e Municipais e entidades do setor privado, fortalecer o sistema brasileiro de fomento comercial para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País e zelar pelo cumprimento das normas éticas e de autorregulação que regem a atividade.

A ANFAC congrega as empresas de fomento comercial, com suas distintas estruturas de factoring, de securitização, de fundos de recebíveis e, agora, a ESC – Empresa Simples de Crédito, que atuam no mercado comprando recebíveis, créditos gerados por vendas mercantis realizadas por sua clientela, composta de pequenas e médias empresas.

O mercado de fomento comercial vem mantendo o valor do giro de carteira de operações, praticamente no mesmo nível dos últimos 3 anos, concorrendo para viabilizar transações nas diversas etapas das cadeias produtivas industriais, comerciais, agronegócio e serviços, contribuindo com a manutenção de mais de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos.

A ANFAC, cada vez mais empenhada em fortalecer a sua institucionalidade, vem se empenhando em implantar programas destinados a inovar o mercado dos negócios do setor capacitando tecnicamente seus empresários e operadores a revestir de segurança a sua adequação aos novos produtos que surgem com o avanço da tecnologia.

A ANFAC realizou, nos últimos dias 17 e 18 de outubro, com sucesso, o seu XIV Congresso Brasileiro de Fomento Comercial, cujo foco “Inovação e Tecnologia”, foi abordado por renomados palestrantes.

Editorias: Economia  Negócios
Empresa: Six Bureau de Comunicação