Está chegando o prazo final para que as empresas se adequem a lei estadual que rege os programas de integridade e ética corporativa
...

Vólus, empresa de meios de pagamentos, iniciou seu programa de integridade em 2018 e já está apta a prestar serviços ao Governo de Goiás dentro da nova lei. Entenda

Segundo a Lei Estadual n0 20.489, do dia 10 de junho de 2019, as empresas que já possuem ou pretendem fechar contratos com o Governo de Goiás têm até o mês de outubro deste ano para reformular ou construir seus programas de integridade e ética corporativa. Esses programas são uma demanda em crescimento nas empresas brasileiras. Assuntos que antes eram afetos à governança corporativa se tornaram requisitos legais a partir das Leis de Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/1998) e Anticorrupção (Lei 12.846/2013).

Demonstrar ao público que a empresa se preocupa com ética corporativa, adequar-se a legislações específicas às quais a atividade esteja sujeita e empreender esforços para evitar fraudes e prevenir riscos, são benefícios que o compliance (Programa de Integridade) pode proporcionar. Nesse sentido, a Vólus, empresa de meio de pagamentos, se antecipou a essa realidade e iniciou seu programa de integridade em 2018 com a formação do Comitê de Integridade.

O Programa da Vólus conta com políticas pautadas na integridade em todas ações praticadas pelos colaboradores e parceiros da empresa, como exemplo a política anticorrupção, política de brindes e doações, política de contratação de terceiros e política de relacionamento com o setor público e privado. “Seguir uma política de integridade em conformidade com as leis regentes é de suma importância para a Vólus que possui em seu plano estratégico de negócio o fornecimento de serviços para o poder público”, comenta o vice-presidente da empresa, Antônio Rodrigues de Faria.

O executivo acredita ainda que as empresas que possuem um programa bem estruturado de compliance tem uma grande oportunidade de mercado. “Isso mostra transparência e gera mais credibilidade, tornando um diferencial competitivo. É uma tendência que todas as empresas vão precisar seguir”, destaca.

Na Vólus são realizados treinamentos com colaboradores e parceiros de negócios para disseminar cada vez mais os processos que regem o programa da empresa. Novas formas de treinamento online estão sendo desenvolvidas para conscientizar os fornecedores e novos parceiros. Além disso, são veiculados informativos internos periodicamente aos colaboradores visando estabelecer uma cultura pautada na integridade.

“Apoiamos esta iniciativa não somente no Estado de Goiás, mas em todas as praças em que atuamos, pois acreditamos que medidas com esta corroboram para que o fornecimento de serviços e produtos aos órgãos públicos sejam realizados com a maior transparência e dentro das leis, seguindo as normas e práticas de conduta, ética e anticorrupção”, finaliza Antônio.

Sobre a Vólus

Após quase 20 anos de constante evolução e crescimento, a Brasilcard, empresa de meios de pagamentos especializada em Cartões Convênios, Benefícios, Gestão de Frotas e Incentivos, realizou a mudança do nome, da marca e de seu posicionamento, passando a se chamar Vólus, que remete a evolução e velocidade. O novo posicionamento reforça os objetivos da empresa que é expandir seus negócios além do território nacional. Presente em todas regiões do país, possui um leque de variedade de cartões e serviços, atendendo diversas demandas de gestores de administrações públicas, empresas privadas além de associações e sindicatos.

Editorias: Economia  Governo  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: Carlos Nathan Sampaio Silva