E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




15 minutos para evitar problemas graves de saúde
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
15 minutos para evitar problemas graves de saúde
...

Criar o hábito da ginástica laboral no trabalho pode prevenir diversas doenças no futuro

As primeiras informações de que se tem notícia sobre a ginástica laboral são da década de 1920. A atividade, que se refere a uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões, surgiu na Polônia como ginástica de pausa, destinada a funcionários de fábricas que trabalhavam com movimentos repetitivos. Desde então, quase cem anos depois, a ideia ganhou muitos adeptos, mas muitas pessoas que trabalham em escritórios – e permanecem sentados durante a maior parte do dia – não a praticam.

A ginástica laboral busca melhorar a saúde do trabalhador, evitar lesões por esforços repetitivos e algumas doenças ocupacionais. São exercícios físicos de baixa intensidade realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, em um curto período de tempo – até 15 minutos por dia - e baseados em diferentes alongamentos para cada função exercida pelo colaborador.

O professor de Educação Física da Faculdade Estácio, Fabrício Magalhães, explica que trabalhar sentado, somado à má alimentação e falta de exercícios, podem causar estresse e diversas doenças ocupacionais como asma e problemas na coluna. “Por isso, a ginástica laboral é tão importante. Além de aliviar o estresse, ela melhora a postura do corpo e, em longo prazo, pode até evitar lesões e doenças como, por exemplo, problemas graves na coluna, tendinite (inflamação de tendão) e tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões)”, conta.

Fabrício explica ainda que, se a pessoa que trabalha sentada puder tirar um tempo, é aconselhável se levantar a cada 30 minutos, dar uma rápida caminhada, alongar braços, tronco e pernas pelo menos três vezes durante seu expediente. O profissional alerta também que empresas que não promovem a atividade devem mudar e começar a incentivá-las, pois isso diminui os índices de acidentes de trabalho, melhora a produtividade da equipe e aumenta a interação entre funcionários.

Confira mais algumas dicas para fazer ginástica laboral em seu ambiente de trabalho:

1. Em pé ou sentado, abra e feche a mão alternadamente, repetindo por 10 vezes.

2. Com a postura ereta, suba os ombros, aproximando-os das orelhas e em seguida relaxe. Repita essa movimentação por 10 vezes.

3. Em pé ou sentado, mantenha a postura ereta e as mãos na cintura, aproxime a orelha do ombro, incline a cabeça para a direita e para a esquerda, permanecendo em cada posição por 15 segundos.

4. Sentado mais à frente na cadeira, mantenha uma perna flexionada e apoiada no solo e a outra esticada a frente e com o calcanhar apoiado. Curve para frente tentando alcançar com a mão a ponta do pé no lado da perna esticada. Este alongamento também pode ser realizado em pé, permaneça em cada posição por 15 segundos.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Negócios  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Carlos Nathan Sampaio Silva  
Contato: Nathan Sampaio  
Telefone: 62-85982767-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: nathan.sampaios
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.