E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Encontro Mensal de Novembro da ABQV abordou sobre os novos Desafios do Ambiente de Trabalho
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A ABQV promoveu nesta o encontro mensal de novembro, que aconteceu no auditório do Hospital Santa Catarina, no último dia 6, na Capital Paulista e contou com a presença de profissionais e especialistas que atuam na área de gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho.

O evento, que está entre os mais destacados do segmento, representa uma oportunidade de conhecer as novas transformações do setor de Recursos Humanos no Brasil. Na abertura, o presidente da ABQV, Eloir Edilson Simm, falou aos participantes sobre as atividades da Associação durante o ano e pontuou o engajamento do setor com as organizações. “Nosso trabalho primordial é auxiliar as empresas e seus líderes na promoção dos programas de qualidade de vida. A cada evento procuramos trazer temas atuais e de importância para a saúde e bem-estar dos trabalhadores”, declarou.

O tema “EAP – Tendências atuais e futuras”, apresentado pela psicóloga, diretora de negócios e relacionamento da Chestnut Partners Brasil e membro do conselho da ABQV, Rita Laert Passos, explicou sobre o ‘Programa de Apoio ao Empregado’ como uma ferramenta efetiva de gestão, por se tratar de um serviço profissional de suporte psicossocial que oferece avaliação, aconselhamento breve, encaminhamento e acompanhamento ao empregado e seus familiares. “O EAP tem o objetivo na resolução de problemas pessoais, redução dos riscos de saúde e na melhora da qualidade de vida e do desempenho no trabalho, potencializando assim o bem-estar pessoal”, explicou Rita. Outra questão observada pela especialista está na aplicação da tecnologia a favor da gestão administrativa com resultados de lucro de tempo e agilidade na resolução de problemas. “A tecnologia vem para termos opções de fazer novas escolhas e decisões e precisamos estar abertos para ela”, explicou.

A mesa redonda “Desafios e oportunidades no meu dia a dia”, coordenada pela vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro, contou ainda com a participação de: Fátima Macedo, diretora geral da Mental Clean e coordenadora e docente dos cursos no SAMPO-IPq-HC-FMUSP; Dr. Flavio José Gosling, médico psiquiatra do programa ‘Cuidando de quem Cuida’ do hospital Sírio Libanês, mestre pelo Departamento de medicina Preventiva da FMUSP e médico do trabalho e da Dra. Tânia de Abreu, psiquiatra e gestora de serviços de saúde. Os especialistas responderam as perguntas e pontuaram a questão da saúde mental como uma das prioridades e preocupações da atualidade. “Vivemos em uma crise sem precedentes de saúde mental, desta maneira, os workshops e programas isolados, que são realizados pelas empresas, devem fazer parte de um diálogo contínuo nas organizações”, enfatizou Dra. Tânia Abreu.

Atuar de forma preventiva também foi um ponto levantado. “Precisamos levar mais formas de prevenção para as empresas. A prevenção é a chave para diminuir o adoecimento mental no trabalho e um dos grandes caminhos é fazer um trabalho efetivo com a liderança da empresa, pois eles também são trabalhadores, e a partir daí sensibilizar todos na questão da saúde mental”, mencionou Fátima Macedo.

Outro aspecto na promoção do bem-estar está relacionado às relações interpessoais e o próprio ambiente de trabalho. “A escuta e o acreditar no contato com o outro, ainda é uma boa saída para a melhora das doenças mentais”, alertou Dr. Flávio.
As inscrições para os eventos da ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link http://www.abqv.org.br/

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). http://www.abqv.org.br

Editorias: Industria  Negócios  Recursos Humanos  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Rosnagela Andrade  
Contato: Rosangela Andrade  
Telefone: 011-999146556-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.