E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




10 novas dicas para te ajudar arrumar um emprego
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
10 novas dicas para te ajudar arrumar um emprego
...

Se destacar no mercado de trabalho ainda é um desafio para muitos. A roupa ideal, um currículo sem mentiras (sim, porque ainda tem aqueles que exageram para impressionar) e o jeito certo de comunicar não são mais suficientes. O óbvio todo mundo já faz, é o que dizem especialistas de Recursos Humanos. Para sair à frente e ajudar na conquista da vaga dos sonhos, o candidato precisar ser um pouco mais inovador e ficar atento à maior fonte de informação de sua vida: as redes sociais!

É o que diz Sandro Rodrigues, coordenador de Recursos Humanos da Faculdade Estácio em Goiânia. Para ele, não basta ter cursos básicos, é necessário avançar nas habilidades profissionais, sobretudo no jeito de se comunicar sem exageros. Aquela velha história: “o menos é mais”. Confira 10 dicas atuais para se destacar diante da concorrência na hora de procurar emprego.


1. Currículo “Clean”
Você pode ter milhões de experiências profissionais e se orgulhar de ter um Currículo Vitae (CV) de três ou mais páginas. Mas na hora de encaminhá-lo, selecione o que for mais relevante. Para Sandro Rodrigues, além dos dados pessoais, é aconselhável que o candidato cite somente as experiências pertinentes ao cargo em aberto. “Em alguns momentos, o excesso de qualificação pode inibir a possibilidade de vaga. O CV deve ser clean e sem exageros”, diz o especialista.

2. Capriche no talento, não na foto
Tem candidato preocupado se a foto do currículo vai causar boa impressão ou demonstrar o quanto ele é bom no que faz. Esqueça isso! Sandro explica que atualmente não é aconselhável demonstrar fotos no documento e não é obrigado inserir, caso a empresa exija. “Em alguns casos, selecionar o candidato por aparência pode ser considerado discriminação”, diz.

3. “CV” – Currículo em Vídeo
Personalizar o currículo tem sido cada vez mais comum. Alguns cheios de cores, gráficos e interações que simulam até um aplicativo. Tudo isso para demonstrar um pouco mais de autenticidade e surpreender o contratante. Mas até quando ousar? O professor da Estácio diz que não há necessidade em personalizar o CV. Se quiser ousar, Sandro dá outra dica interessante. “O aconselhável seria fazer um vídeo demonstrando suas habilidades e conhecimentos. Com isso, a empresa perceberá o quanto tem desenvoltura e personalidade comunicativa”.

4. Aposte em sua pretensão salarial
Constantemente as empresas pedem para ser informada a pretensão salarial do candidato. Se o salário já tiver citado, não há necessidade de informar suas pretensões, presume-se que o candidato já está de acordo. Mas para Sandro, não é deselegante colocar o salário pretendido de acordo com seus anseios. Isso pode demonstrar valorização pessoal e assim poderá seguir adiante ou não no processo. Mas seja realista com essa aposta. Nada de exagerar no valor que pretende ganhar. É preciso estar atento ao que o mercado de trabalho oferece.

5. Uma entrevista sem exageros
Durante uma entrevista de emprego, a pontualidade é essencial. Algumas outras dicas importantes devem ser levadas em consideração neste primeiro contato profissional. O jeito de se comunicar, por exemplo. Para quem adora falar muito, contenha-se! Sandro Rodrigues afirma que o candidato deve responder apenas o que lhes for perguntado. “Fale somente a verdade. Nunca fale mal da empresa anterior. Quando perguntar os seus defeitos, relate-os e diga que está procurando melhorar. Seja autentico sem ‘forçar amizade’ e seja discreto. Bom senso cabe em qualquer lugar”, sugere o especialista.



6. Conheça sobre a empresa que deseja emprego
Na hora de buscar emprego, é comum disparar currículo para todos os lados. Mas na hora da entrevista, estude um pouco sobre a empresa e entenda onde você vai estar. É primordial conhecer a empresa na qual pretende trabalhar, bem como informar as oportunidades de melhoria. Isso pode ter levar a um passo adiante dos demais candidatos. Além disso, cada empresa tem seus métodos e regras, portanto tenha mais atenção no comportamento. “Não fuja o olhar, não coloque nada na mesa do entrevistador e, caso esteja com pasta e mochila, não a coloque no chão”, diz Sandro.

7. Evite recomendações desnecessárias
Antigamente, cartas de apresentação eram muito comuns. Os candidatos apresentavam recomendações de outros profissionais com quem haviam trabalhado e isso fazia muita diferença para o candidato. Para o especialista, hoje isso não tem tanta relevância mais, somente se for solicitado. “Nada de carta de parentesco e/ou amigos. De preferência de professores e empresários”, alerta o coordenador de RH da Estácio.

8. Talentos extras são importantes
Sim, as vivências pessoais são levadas em consideração na hora de se apresentar profissionalmente. Um hábito desportivo ou aquele trabalho voluntário pode fazer diferença na hora de conquistar um emprego. Sandro Rodrigues afirma que as empresas estão de olho nos candidatos e colaboradores com talentos extras, principalmente em caso esportivo. “Isso demonstrará disciplina, foco e organização, bem como ressaltar atividades filantrópicas. Mas só diga se perguntar, uma vez que irão procurar evidencias nas redes sociais”, afirma ele.

9. Cuidado com as Redes Sociais
O boom da internet mudou o jeito das pessoas se comunicarem e é nas redes sociais que elas demonstram todo seu estilo de vida. Mas as empresas estão de olho mesmo! Para quem não quer perder a vaga dos sonhos, é melhor usar o Facebook, Instagram e demais páginas virtuais com cautela. “Aconselho não mencionar preferência política e ideologia de gênero. Evidencie família, congressos, esportes, filantropia e algo que venha somar oportunidades de melhorias”, diz Sandro. Cuidado também com os erros gramaticais. Embora a internet não tenha normas cultas, seu jeito de escrever também está sendo observado.

10. Seja Avançado!
De básicos o mercado de trabalho já está cheio. Quer se destacar mesmo? Avance seus conhecimentos. O curso superior e pós-graduação te ajudarão a se diferenciar. “Tenha o hábito da leitura, entendimento de outro idioma e conhecimentos na área de gestão. O domínio básico da informática não é mais suficiente. Faça um curso avançado. Além disso, seja resiliente e pratique a oratória”, indica o especialista Sandro Rodrigues.

Editorias: Economia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Thaís Rocha Gomes  
Contato: Thaís Rocha  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.