E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Prêmio Fundação Bunge anuncia homenageados de 2017
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

São Paulo, 11 de agosto de 2017 – Em sua 62ª edição, o Prêmio Fundação Bunge anunciou na manhã de hoje os contemplados de 2017. Na área de Ciências Agrárias, no tema Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, o homenageado na categoria Vida e Obra foi Alysson Paolinelli. Mineiro, de 81 anos, e formado em Agronomia, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (UFLA). Entre seus trabalhos, tem como destaque a implantação da plataforma CT&I – Ciência, Tecnologia e Inovação –viabilizando o treinamento no exterior de mais de 1.500 pesquisadores com a missão de aplicar o que aprenderam nos biomas brasileiros.

Na categoria Juventude, Marcelo Loureiro Garcia foi reconhecido pelos estudos ligados ao tratamento de rejeitos diversos e o reuso de águas, com aplicação de métodos que proporcionem redução de impactos ambientais e recuperação de matéria e energia. Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Marcelo é professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" de Rio Claro (Unesp – Rio Claro) e graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

Na área de Ciências Humanas e Sociais, que neste ano tem como tema As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria Geral do Direito, Cláudia Lima Marques foi a contemplada na categoria Vida e Obra. Gaúcha, de 53 anos, ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e larga experiência em Direito do Consumidor, MERCOSUL, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado.

Já na categoria Juventude, Ivar Alberto Martins Hartmann foi agraciado pelos trabalhos voltados a interação entre Direito, Matemática e Estatística e por contribuir para o avanço do conhecimento nos processos decisórios das instituições jurídicas e no ensino jurídico. Ivar é nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tem apenas 32 anos e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Os contemplados são escolhidos durante a reunião do Grande Júri, formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Para a categoria “Vida e Obra” são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na “Juventude”, jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. A cerimônia de premiação será realizada em 27 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os contemplados receberão prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com objetivo de incentivar o desenvolvimento das ciências e cultura no Brasil, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Desde sua criação, cerca de 190 personalidades já foram premiadas entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.

A indicação dos nomes é feita diretamente pelas intuições acadêmicas, científicas e culturais e em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados. Apenas os nomes dos contemplados de cada área são conhecidos no final do processo. Esse sigilo assegura a independência do Prêmio e a indicação dos melhores em cada área, segundo o aval dos reconhecidos especialistas integrantes das comissões e júri. Por isso, não há concorrentes, nem perdedores. O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e até outros países, que podem adotar iniciativas bem sucedidas aqui e que servem para outras sociedades.

Sobre a Fundação Bunge

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, atua em diferentes frentes, sempre com o compromisso de valorizar pessoas. Nossos programas buscam valorizar o passado, garantindo que os aprendizados vividos não se percam (Centro de Memória Bunge), transformar o presente com ações de desenvolvimento dentro de um tempo e lugar (Comunidade Integrada, Semear Leitores e Comunidade Educativa) e construir o futuro, premiando iniciativas que fazem a diferença (Prêmio Fundação Bunge).

Editorias:   Ciência e Tecnologia  Educação  Jurídica  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Milena Dib da Costa  
Contato: Milena Dib da Costa  
Telefone: 11-36432768-2768

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.