E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Prêmio Fundação Bunge anuncia homenageados de 2017
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

São Paulo, 11 de agosto de 2017 – Em sua 62ª edição, o Prêmio Fundação Bunge anunciou na manhã de hoje os contemplados de 2017. Na área de Ciências Agrárias, no tema Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, o homenageado na categoria Vida e Obra foi Alysson Paolinelli. Mineiro, de 81 anos, e formado em Agronomia, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (UFLA). Entre seus trabalhos, tem como destaque a implantação da plataforma CT&I – Ciência, Tecnologia e Inovação –viabilizando o treinamento no exterior de mais de 1.500 pesquisadores com a missão de aplicar o que aprenderam nos biomas brasileiros.

Na categoria Juventude, Marcelo Loureiro Garcia foi reconhecido pelos estudos ligados ao tratamento de rejeitos diversos e o reuso de águas, com aplicação de métodos que proporcionem redução de impactos ambientais e recuperação de matéria e energia. Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Marcelo é professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" de Rio Claro (Unesp – Rio Claro) e graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, ambos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

Na área de Ciências Humanas e Sociais, que neste ano tem como tema As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria Geral do Direito, Cláudia Lima Marques foi a contemplada na categoria Vida e Obra. Gaúcha, de 53 anos, ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e larga experiência em Direito do Consumidor, MERCOSUL, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado.

Já na categoria Juventude, Ivar Alberto Martins Hartmann foi agraciado pelos trabalhos voltados a interação entre Direito, Matemática e Estatística e por contribuir para o avanço do conhecimento nos processos decisórios das instituições jurídicas e no ensino jurídico. Ivar é nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tem apenas 32 anos e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Os contemplados são escolhidos durante a reunião do Grande Júri, formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais de renome. Para a categoria “Vida e Obra” são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos e na “Juventude”, jovens de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação. A cerimônia de premiação será realizada em 27 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os contemplados receberão prêmios de R$ 150 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 60 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com objetivo de incentivar o desenvolvimento das ciências e cultura no Brasil, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Desde sua criação, cerca de 190 personalidades já foram premiadas entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.

A indicação dos nomes é feita diretamente pelas intuições acadêmicas, científicas e culturais e em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados. Apenas os nomes dos contemplados de cada área são conhecidos no final do processo. Esse sigilo assegura a independência do Prêmio e a indicação dos melhores em cada área, segundo o aval dos reconhecidos especialistas integrantes das comissões e júri. Por isso, não há concorrentes, nem perdedores. O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e até outros países, que podem adotar iniciativas bem sucedidas aqui e que servem para outras sociedades.

Sobre a Fundação Bunge

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, atua em diferentes frentes, sempre com o compromisso de valorizar pessoas. Nossos programas buscam valorizar o passado, garantindo que os aprendizados vividos não se percam (Centro de Memória Bunge), transformar o presente com ações de desenvolvimento dentro de um tempo e lugar (Comunidade Integrada, Semear Leitores e Comunidade Educativa) e construir o futuro, premiando iniciativas que fazem a diferença (Prêmio Fundação Bunge).

Editorias:   Ciência e Tecnologia  Educação  Jurídica  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Milena Dib da Costa  
Contato: Milena Dib da Costa  
Telefone: 11-36432768-2768

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.