Sorocaba Refrescos reduz em 10% o consumo de água

Ações para proteger o meio ambiente podem fazer toda a diferença. Foi com esse pensamento que a Sorocaba Refrescos, franquia do sistema Coca-Cola Brasil para Sorocaba e região, conseguiu reduzir o consumo de água da empresa. Desde 2017, a companhia implementou uma série de iniciativas que permitiram a redução de 10% do volume de água consumida, representando aproximadamente 27 milhões de litros de água na área industrial e de 2,5 mil litros nas mangueiras.

Entre as iniciativas, destaque para a redução de enxágue na lavadora de embalagem retornável, diminuição no diâmetro das mangueiras, reúso dos descartes nas estações de tratamento de água e instalação de gatilhos e esguichos para aumentar a pressão das mangueiras, reduzindo o volume de água a cada acionamento. A companhia também contou com instalação setorizada de hidrômetros para monitoramento e desenvolvimento de planos de ação; recuperação de água de chuva para lavagens de automóveis e pisos externos; com a reutilização de água nobre utilizada para sanitização de embalagens (latas e garrafas Pet) novas; troca de válvula hidra para caixa acoplada nas bacias de vaso sanitário; recuperação de contralavagens de filtros de areia e carvão; entre outras ações.

“Também tivemos uma preocupação muito grande em dar continuidade a essas iniciativas por meio de um extenso trabalho de conscientização dos colaboradores. Nossa intranet, os murais internos e diversos e-mails marketings funcionaram como catalisadores dessas ações iniciais para impactar nosso público, o que trouxe um feedback muito positivo”, afirma Cristiano Biagi, diretor-presidente da Sorocaba Refrescos.

Para efetivar essas ações, a empresa analisa os dados históricos, considerando as necessidades para cada utilização e provendo recursos para atuação nos pontos possíveis de serem melhorados.

De acordo com Biagi, a água não é apenas importante para o negócio da empresa, mas também para toda a sociedade. “Em virtude desta relevância, trabalhamos em alinhamento com órgãos, instituições, demais fábricas engarrafadoras, fornecedores e outros parceiros com o objetivo comum da sustentabilidade, pois estamos falando de um bem que é essencial para todos e precisa, urgentemente, de atenção”, diz.

Segundo dados recentes do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, o consumo médio de água no Brasil, em 2018, foi de 154 litros por pessoa ao dia. O valor está 44 litros acima da quantidade que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessária para cada ser humano: 110 litros diários. Além do consumo pessoal, o desperdício da água está nas falhas no abastecimento urbano, no descarte excessivo de alimentos e na indústria. Está última, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), é responsável por 17% da vazão de água retirada no país. O setor somente retira menos água do que a irrigação (54%) e o uso urbano (22%).

Editorias: Industria
Empresa: Linhas Comunicação