Painel de notícias

Transformação da experiência do cliente receberá 23% do 1,68 bilhão de dólares investidos em digitalização em 2019

MADRID, 4 de julho de 2019 - Melhorar a experiência do cliente está no núcleo dos investimentos digitais corporativos em 2019, afirma a IDC Research da Espanha, em seu último estudo “Impact of Digital Technologies in The Customer Journey”, elaborado em parceria com a Atento. De acordo com os dados da IDC, do 1,68 bilhão de dólares investidos em processos de digitalização, no decorrer do ano, 23% se concentrarão na transformação da experiência do cliente.

“A convergência entre tecnologia e a jornada do cliente é uma área cada vez mais vital para as marcas. Por exemplo, o desenvolvimento e a configuração de plataformas omnichannel, que combinem canais convencionais e digitais, permitem às empresas oferecer uma experiência do cliente mais uniforme e homogênea, gerando maior valor para os consumidores”, diz Isabel Tovar, analista da IDC Research da Espanha. “A gestão da jornada do cliente e o impacto das novas tecnologias nesse processo são cruciais, pois podem gerar uma clara vantagem competitiva para as organizações”, acrescenta.

As chaves para alcançar o sucesso na transformação da experiência do cliente

Otimizar a experiência do cliente com o impulsionamento da tecnologia é indispensável. Segundo a IDC, o impacto das plataformas digitais na experiência do cliente é um dos fatores que podem decidir o sucesso ou fracasso das organizações, especialmente se for considerado que uma plataforma digital não é apenas uma questão de tecnologia, mas uma nova maneira de organizar os negócios, que possibilitará a introdução de novos modelos operacionais e comerciais. Além disso, organizações focadas em melhorar a experiência do cliente estão reinventando seu relacionamento com o consumidor, graças à implementação de plataformas omnichannel e à criação de conexões altamente relevantes, que aumentam a satisfação e a fidelidade.

Outros componentes relacionados à tecnologia que permitem às organizações otimizar a experiência do cliente, são infraestruturas seguras, uso em tempo real de Big Data, capacidade de inovação, experiência perfeita e padronizada em todos os canais e proteção da privacidade dos dados.

“Para serem bem-sucedidas, as empresas devem investir em plataformas omnichannel que integrem jornadas personalizadas dos clientes, dotadas das suas informações e que permitam a construção de suas ofertas de serviços atuais e futuras”, afirma Tovar.

Plataformas omnichannel: o novo desafio que as empresas enfrentam na era digital

Segundo a IDC, até o final de 2019, cerca de 50% dos varejistas terão adotado uma plataforma de comércio omnichannel. A chave para as organizações é utilizar essas plataformas omnichannel para adicionar inteligência em cada interação com o cliente, visando melhorar a experiência e obter conhecimentos úteis para o futuro. A omnicanalidade permite o desenvolvimento de relacionamentos mais profundos, mais imersivos e confiáveis, que impulsionarão a frequência das interações, aumentando o consumo, a satisfação e a lucratividade.

As soluções digitais de experiência do cliente da Atento

A Atento, por meio de sua unidade de negócios digitais, Atento Digital, fornece ferramentas e soluções de marketing digital, automação de processos de front e back-office relacionados ao cliente, plataforma omnichannel sólida e o uso de ferramentas analíticas para maior eficiência e melhores resultados na aquisição, gerenciamento e retenção de clientes. Também oferece soluções para o avanço dos processos de transformação digital, ao mesmo tempo, aproveitando sistemas já existentes. A proposta de valor da Atento Digital incorpora o uso de tecnologia cognitiva baseada na ferramenta semântica da Keepcon e compreende uma ampla variedade de soluções, incluindo as de 100% de vendas online, atendimento digital ao cliente, suporte técnico digital ou cobrança digital de dívidas. Todos esses serviços são oferecidos através da plataforma omnichannel da Atento, que combina canais tradicionais e digitais.

Editorias: Economia  Internet  Mídia  Propaganda e Marketing  Telecomunicações
Empresa: A4 Comunicação