Colégios paulistanos promovem ritos de passagem para marcar novas fases na vida do aluno

Escolas amenizam a chegada de um novo ciclo com atividades diferenciadas

A mudança de séries marca o início de uma nova etapa escolar para o aluno, simbolizando a transição para novos desafios. Para celebrar novas fases do estudante, alguns colégios em São Paulo têm eventos marcantes para determinar certos pontos do tempo, com atos especiais para encerrar ou começar ciclos.

É o caso do Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé. Lá, as turmas de 5º ano do EFI, participam de uma atividade chamada “Um dia no 6º ano”. O objetivo é fazer o aluno vivenciar um dia da rotina no EFII. Na atividade, que marca este período de transição, os alunos recebem um caderno personalizado para que façam as anotações da sua experiência no 6º ano. Além disso, os professores de cada disciplina se apresentam e falam um pouco dos projetos do ano letivo.

Para as turmas do 9º ano do EFII, o Colégio ainda apresenta uma palestra para os alunos para mostrar a proposta e projetos do Ensino Médio. “Os alunos começam a ter a responsabilidade da proximidade do vestibular, precisam criar uma rotina de estudos porque as matérias se tornam mais aprofundadas e complexas. Neste momento é importante que os pais e a escola dêem suporte, para que o aluno consiga ter o seu melhor desempenho”, afirma César Marconi, diretor pedagógico do colégio.

Já no Colégio Humboldt - instituição bilíngue e multicultural (português e alemão), localizada em Interlagos (SP), os ritos de passagem acontecem desde o início até o fim da vida escolar, com programação especial para alunos de todas as séries, realizada nos meses de novembro e dezembro. Logo cedo, para as crianças que saem da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental I, é organizada uma produção artesanal, junto com os pais, do “Cone de açúcar” - \"Zuckertüte\", tradição alemã que visa produzir cones de papel cartão com fitas, adesivos, lantejoulas, rendinhas e tecidos. No primeiro dia de aula, em janeiro, os pais entregam esses cones repletos de guloseimas e materiais que possam ser úteis na escola, como lápis e borracha.

Já os alunos que passam do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, 6º ano, viajam com as professoras de classe por três dias seguidos, além dos estudantes participarem de aulas com professores do 6º ano e encontros com a coordenação para esclarecimento de dúvidas. Para os alunos mais velhos do colégio, na semana de despedida da 3ª série do Ensino Médio, os estudantes podem ir fantasiados e distribuem balas para os colegas do Ensino Fundamental e Médio; pintam cartões de Natal com as crianças da Educação Infantil e escrevem uma carta para eles mesmos lerem daqui a cinco anos. A turma planta uma árvore e anos depois volta ao colégio para ler as mensagens deixadas. Para finalizar, há ainda uma cerimônia de Formatura e Coquetel de confraternização com familiares e amigos.

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há 78 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades alemãs, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

Editorias: Educação  Teen
Empresa: Communica Brasil