E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Aulas de música na primeira infância estimulam o desenvolvimento das crianças
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Não é de hoje que estudos acadêmicos atestam que as atividades musicais aumentam as funções cognitivas das crianças. A prática musical na infância estimula a formação de conexões cerebrais, aumentando a inteligência em seus múltiplos aspectos: matemático, emocional, corporal, criativo, dentre outros; auxilia ainda a desenvolver habilidades sociais como a disciplina, o saber escutar, a empatia, o respeito mútuo e a expressão adequada.

Mas os benefícios não são somente para o desenvolvimento cognitivo. A música abre diferentes canais no cérebro, causando bem-estar no corpo todo. “A criança que desde pequena tem contato com essa linguagem torna-se mais sensível e criativa e consegue lidar com os desafios da vida com muita leveza e determinação. O domínio de um instrumento musical desenvolve a motricidade fina e leva ao controle corporal, diminuindo a agressividade. Além disso, a música ajuda a desenvolver o senso estético e crítico”, afirma Luciana Calegari Santos, que dá aulas de Música na Educação Infantil do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo.

No Colégio, as atividades propostas para a Educação Infantil são as brincadeiras musicadas – brincadeiras populares que envolvem movimentos corporais ou o acompanhamento de instrumentos de percussão; canto acompanhado pelo piano, violão ou acordeón; ensino da História da Música – em que são trabalhados os compositores populares e eruditos; improvisações com xilofones; contação de histórias: histórias musicadas, histórias de mesa, histórias de dedo; percussão corporal; jogos de copos; jogos de mão e sequência rítmica acompanhada de percussão.

“Trabalhamos com uma base do Método Orff - conceito pedagógico no ensino da música para crianças, que propicia a vivência de cinco pilares: tocar e cantar; ouvir e perceber; dançar e se movimentar; jogar e brincar; criar e imaginar. O ritmo das aulas é inspirado pela Antroposofia, com momentos de expansão e contração, em que a criança faz uma atividade na qual prevalece a agitação para depois fazer uma atividade mais introspectiva”, explica Luciana.

De acordo com a professora, as atividades propostas em aula acompanham o desenvolvimento cognitivo. “Nas sequências rítmicas, por exemplo, a criança elabora matematicamente a divisão e figuras de compassos de maneira inconsciente. Enquanto ela acompanha uma frase rítmica com Clavas, não precisamos dizer a ela “estamos trabalhando Colcheias e Semínimas (figuras musicais)”, esse processo vai acontecendo naturalmente e ajudando a organização interna, e, consequentemente, as operações matemáticas”.

“Quando trabalhamos uma parlenda com jogo de copo, esta atividade ajuda muito a compreensão da leitura e a escrita, pois o ritmo acompanhado da letra que a criança internaliza ajuda na fixação do conteúdo que é fundamental para o processo de alfabetização”, explica.

Os alunos também fazem passeios musicais pelo Colégio, apresentando o que estão trabalhando em sala de aula para outras séries. “E nos envolvemos com projetos do Colégio e de cada nível para que o assunto ganhe simbologia e tenha registro sonoro”, conclui Luciana.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII
O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Communica Brasil  
Contato: Communica Brasil  
Telefone: 11-3868-0300-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.