Colégio Pio XII trabalha educação emocional com alunos do Maternal

A educação emocional é fundamental para a formação da criança. Se desde pequenas aprenderem a lidar com suas emoções, estarão mais aptas a enfrentar seus conflitos na idade adulta. Pensando nessas e outras questões, as professoras Danielle Gomes da Silva, Juliana Carrenho e Viviane Mathias, do Maternal II do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, elaboraram o projeto “Sentimentos”, para as crianças de 3 anos, com objetivo de ensiná-las a identificar, nomear e expressar verbalmente suas emoções.

“Frequentemente é mais fácil lidar com as emoções positivas, pois as negativas são provocadas por desejos não atendidos. Lidar com esses sentimentos é muito desafiador para crianças pequenas, que acabam perdendo o controle ao manifestar esses sentimentos e também, para os adultos, que muitas vezes não sabem como intervir”, avalia Danielle.

No projeto, o livro “Sentimentos”, de Toddy Parr, é um suporte pedagógico usado pelas professoras, que serve para exemplificar e ilustrar situações em que a criança se vê. “É também por meio de sua leitura e exploração de imagens, que temos a possibilidade de desenvolver e mediar as verbalizações das crianças sobre o que elas sentem e como podemos ajudá-las a pensar nos seus atos”, diz Juliana.

Outros livros de literatura infantil também são utilizados como apoio; expressões faciais são exploradas no espelho, além de mímica e jogo da memória das emoções.

As professoras também construíram um emocionômetro, que consiste em rostos com expressões faciais onde cada criança escolhe a expressão que melhor a representa naquele dia e coloca sua foto. “A finalidade desta atividade é o relato de cada uma sobre o que estão sentindo, levando-as a refletirem o porquê daquele sentimento e ajudando-as a buscar caminhos para a superação”, explica Viviane. Ela ressalta que muitas vezes o sentimento “descrito” é de raiva ou medo, e que auxiliam as crianças por meio do diálogo a compreenderem o que aconteceu e explicam os motivos e as possibilidades para mudar e contornar aquela situação desconfortável. “É importante entender que sentimentos negativos também são naturais e saudáveis e fazem parte do desenvolvimento emocional dos pequenos”.

Algumas práticas servem como dica para os pais praticarem em casa, como, por exemplo, respeitar o que eles estão sentindo; ouvir, acolher e acalmar a criança. “Ajudá-los a compreender o que estimulou esse sentimento e qual é a melhor forma de resolver essa situação é essencial, lembrando que fazer o que a criança deseja não é a melhor maneira de solucionar o problema”, afirma Danielle. “Vale ressaltar que as crianças aprendem a lidar com seus sentimentos observando os adultos que estão a sua volta, por isso, é importante aprender a expressar os sentimentos de forma apropriada, já que somos exemplo para elas”.

Editorias: Criança  Educação
Empresa: Communica Brasil