Como lidar com o ronco?
Como lidar com o ronco?
...

O ronco é um ruído que causa, principalmente, um problema social e afeta de duas a quatro vezes mais os homens. O otorrinolaringologista Dr. Alexandre Soares Fogaça de Aguiar esclareceu sobre alguns fatores que podem reduzir esse incômodo e quando devemos nos preocupar.

Quais são as causas?
Dr. Alexandre Fogaça: O ronco é o ruído causado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e faz vibrar as estruturas das vias aéreas superiores, palato, língua, laringe e cavidade nasal, provocando o barulho característico.

Quais fatores agravam esse problema?
Dr. Alexandre Fogaça: Algumas situações agravam o ronco e apneia do sono: excesso de peso, tabagismo, problemas respiratórios, tais como: desvio de septo nasal, hipertrofia de adenoamigdalas, rinite alérgica e sinusite, doenças neurológicas, uso de algumas medicações, principalmente as que ajudam a dormir, aliterações craniofaciais e ortodônticas, e outras.

Quais são as formas de tratamento?
Dr. Alexandre Fogaça: A forma de tratamento visa direcionar o problema causador, específico para melhorar vias aéreas superiores, podendo ser clínico ou cirúrgico. O tratamento também pode envolver: perda de peso, parar de fumar, tratamento clínico de patologias predisponentes, cardiorrespiratória, endócrino ou neurológico. Pode ser necessário até mesmo uso de aparelhos que ajudam a respiração durante o sono, como o CPAP, e aparelhos orais.

Existem formas de reduzir o ronco no momento?
Dr. Alexandre Fogaça: Algumas medidas momentâneas na tentativa de reduzir o ronco devem ser atentadas, como: posição em que dorme, evitar bebidas alcoólicas, cigarros, alimentar antes de dormir, stress, evitar medicamentos para dormir, algumas próteses orais. Mas, lembrando que a melhora é relativa, e para determinados casos apenas, devendo haver o tratamento adequado sempre, que na maioria das vezes é multidisciplinar.

Quando me preocupar?
Dr. Alexandre Fogaça: O ronco traz um problema social para os acompanhantes da pessoa com o problema, mas a grande preocupação acontece com a apneia do sono, que é a parada de respiração durante o ronco. Ela traz consequências sérias à saúde do indivíduo, podendo levar a complicações e morte. Sintomas como sonolência diurna, cansaço, perda de concentração, perda de rendimento no trabalho e escola, dor de cabeça, entre outras são sinais de alerta para a apneia.

Editorias: Masculino  Saúde
Empresa: Kompleta Comunicação