Id logistics brasil atua junto a clientes para preservação da saúde de colaboradores, manutenção de empregos e excelência dos serviços

Com forte atuação do varejo e e-commerce, a ID Logistics Brasil, operadora multinacional de logística contratual, está ciente da responsabilidade que representa a continuidade de seus serviços logísticos no momento atual da crise da saúde.

LOGÍSTICA CRUCIAL NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19

De acordo com Jerome Jacek, Diretor-Geral da ID Logistics Brasil, desde o início o Grupo ID Logistics adotou critérios para o enfrentamento à pandemia. “Neste momento é fundamental que as pessoas procurem não sair de casa e que hospitais, supermercados e farmácias estejam abastecidos com itens de primeira necessidade e para os serviços essenciais. Portanto para que os produtos cheguem a esses estabelecimentos e aos lares das pessoas, a logística se mantém como um elo importantíssimo nessa cadeia para enfrentamento da crise e combate ao COVID-19”.

CUIDADOS COM COLABORADORES

Com a dificuldade de se prever e quantificar o impacto do coronavírus (Covid-19) nos negócios de logística em todo o País, a ID Logistics tem estado muito atenta ao assunto e preparou várias ações, monitorando regularmente a situação que afeta seus clientes, sua organização e colaboradores. As ações envolvem desde a provisão de EPIs (equipamentos de proteção individual) e termômetros, revisão de todo fluxo de movimentação interna e externa dos colaboradores afim de evitar concentração de pessoas durante chegada, intervalo de refeição e saída do trabalho.

Segundo o Diretor de Operações da ID Logistics Brasil, Gilberto de Lima Junior, “adotamos um protocolo de prevenção que está sendo seguido por nossos colaboradores e também por nossos fornecedores, nele orientamos sobre os cuidados que devemos tomar, desde a higienização dos ônibus fretados, equipamentos de movimentação, refeitório, sanitários, utensílios de trabalho, entre outros”.

Além disso, informa ele, “estamos trazendo diariamente informações atualizadas, reforçando as orientações sobre os cuidados recomendados, como lavar as mãos, usar álcool em gel (disponibilizado em vários pontos) e comunicar imediatamente qualquer sintoma para que possamos apoiar no encaminhamento médico”.

AÇÕES PONTUAIS

A ID Logistics buscou se antecipar com ações preventivas à pandemia, analisando quais os riscos os colaboradores poderiam correr desde o início da contaminação no Brasil. Antecipadamente foram priorizados itens para higiene e cuidados, tais como máscaras, álcool em gel e sabonete líquido.

Jacek afirma que as ações agora vão bem além disso. “A empresa está trabalhando junto aos clientes com foco em preservação dos empregos através da aplicação de férias, banco de horas e antecipação de feriados. Outras ações estão sendo executadas tais como contratação de temporários para suprir a necessidade de mão de obra afastadas devido à sintomas de coronavírus, além de sistema para teleatendimento, compras de termômetros para aferição de temperatura, estrutura de TI para trabalhos em home-office e sistema para e-learning”.

Há segundo ele, em todo o Grupo ID Logistics, onde a empresa atua mundialmente, outros investimentos que também são de grande importância, tais como foco total de pessoas e áreas internas para atendimento de demandas surgidas em razão de necessidades de cuidados com os colaboradores, além de postergações de projetos em implementação. Todas as viagens corporativas e reuniões presenciais foram substituídas por conferências virtuais.

A ID Logistics adotou iniciativas como: canal de comunicação através do número dedicado do aplicativo WhatsApp; questionário sobre o estado de saúde de cada colaborador; utilização de botton no vestuário, com pedido para evitar contato físico; teleatendimento para obter informações e esclarecimentos com médicos e enfermeiros em caso de algum sintoma.

O Grupo ID Logistics tomou medidas preventivas em todos os locais em que está presente e implementou um plano de ação em cada um dos países onde possui atividades. No entanto, lembra que:

– Fornece serviço internamente em cada um dos países sem operar com frete internacional.

– Aproximadamente 40% dos negócios do Grupo estão concentrados nos setores de varejo de alimentos e produtos de saúde e cuidados pessoais, e 20% é gerado no comércio eletrônico.

Até o momento, esses dois setores experimentaram um alto nível de atividade. “A ID Logistics não está medindo esforços para cuidar dos colaboradores, priorizando a saúde e segurança também de seus familiares”, conclui Jacek.

SOBRE ID LOGISTICS

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2019 de 1,534 bilhão de euros. Gerencia mais de 320 sites localizados em 18 países representando 5,8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África, tendo ao seu dispor 21 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento A do mercado regulado NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125)

Editorias: Economia  Negócios
Empresa: WORD BRASIL