Negócios da id logistics crescem fortemente nos mercados internacionais, com significativa melhora da lucratividade
...

Em 2019, o setor de negócios que mais cresceu foi o comércio eletrônico, que, incluindo a aquisição da Jagged Peak nos Estados Unidos, agora representa 20% da receita da ID Logistics.

– 1.534,2 bilhão de euros, aumento de 10,0% em bases comparáveis

– Receita operacional subjacente de € 54 milhões, aumento de 14,2%

– Integração bem sucedida do Jagged Peak, nos Estados Unidos em dezembro de 2019

– Pequeno aumento no lucro líquido excluindo bases não comparáveis

– Dívida financeira pós-aquisição baixa em 1,1x EBITDA

ID Logistics, um dos líderes europeus em contratos logísticos, apresentou os resultados financeiros de 2019 com receita de 1.534,2 bilhão de euros, crescimento de 8,8% e de 10,0%, em bases comparáveis. O lucro operacional subjacente também aumentou 14,2%. Eric Hémar, Presidente e CEO da ID Logistics, disse: «O exercício de 2019 é marcado pela continuidade do bom desempenho comercial e financeiro, principalmente nos mercados internacionais onde os negócios cresceram fortemente com significativa melhora da lucratividade. Além disso, a aquisição da Jagged Peak em dezembro de 2019 permitiu à ID Logistics ampliar suas atividades para o Estados Unidos. A operação foi realizada em boas condições e já está gerando resultados positivos.

FORTE CRESCIMENTO ORGÂNICO

As vendas da ID Logistics em 2019 totalizaram 1.534,2 bilhão de euros, um aumento de 8,8% e 10,0% em bases comparáveis.

– Na França, as vendas de 2019 foram de 714,7 milhões de euros, registrando um crescimento de 4,2%.

– As receitas internacionais aumentaram acentuadamente em 2019 para 819,5 milhões euros, acréscimo de 13,1% e 15,5%, em bases comparáveis

LUCRO OPERACIONAL SUBJACENTE AUMENTA PARA 54 MILHÕES DE EUROS

A lucratividade operacional do Grupo continuou a melhorar, apesar do custo das 21 novas operacões em 2019.

O resultado operacional aumentou 14,2% em relação aos 47,3 milhões de euros em 2018.

A margem operacional do Grupo em operações recorrentes aumentou ligeiramente 3,5%, ou seja, mais 10 pontos base.

Na França, o lucro operacional subjacente em 2019 caiu para 29 milhões de euros, ou seja, decréscimo de 4,1% das vendas em comparação com os 33,5 milhões de euros e 4,9% em 2018 e percentual de aumento de 4,9% em relação à 2017. O aumento da produtividade de operações iniciadas em 2017 e 2018 compensou parcialmente o custo dos projetos iniciados no segundo semestre de 2019. O lucro também foi impactado pela evolução da CICE (1,4 milhões de euros) e pelas greves relacionadas ao projeto de reforma previdenciária no segundo semestre de 2019.

Internacionalmente, o rendimento operacional subjacente aumentou acentuadamente em 2019 para 25 milhões de euros, representando uma margem de 3,1%, comparado com os 13,8 milhões de euros e percentual de 1,9% em 2018. O aumento da produtividade referente às novas operações de 2017 e 2018 e a implementação de planos de ação específicos, como a saída do Grupo da África do Sul, explicam a melhoria da margem. Por fim, a atividade do Jagged Peak entrou no escopo consolidado do Grupo a partir de dezembro, já apresentando resultados positivos.

LUCRO LÍQUIDO TEM LIGEIRO AUMENTO EXCLUINDO ITENS NÃO COMPARÁVEIS

O lucro líquido consolidado foi de 16,9 milhões de euros em 2019, comparado com 28,7 milhões de euros em 2018 e leva em consideração os seguintes fatores:

– Despesas não correntes de 7,3 milhões de euros após os custos de aquisição da Jagged Peak e o fechamento da África do Sul por 4,0 milhões de euros e 3,3 milhões de euros, respectivamente.

– Impacto negativo do IFRS 16 no resultado financeiro de 8,9 milhões, que passa de 5,2 milhões de euros em 2018 para 15,9 milhões de euros em 2019.

– Aumento da carga tributária, notadamente vinculada à mudança na CICE. Excluindo bases não comparáveis, o lucro líquido é ligeiramente superior ao de 2018.

ALTA CAPACIDADE DE INVESTIMENTO APÓS A AQUISIÇÃO DE JAGGED PEAK

Em 2019, a ID Logistics demostrou controle dos requisitos de capital de giro, apesar do forte aumento da atividade. O Grupo também continuou investindo em soluções mecanizadas ou automatizadas para atender à demanda de seus clientes, no valor de 60,8 milhões de euros. No entanto, o montante de investimentos realizados durante o segundo semestre de 2019 foi reduzido significativamente em comparação com a primeira metade do ano. Em relação às vendas, o gasto de capital é, portanto, ligeiramente inferior à proporção observada em 2018 (4,0% vs. 4,2%). A aquisição da Jagged Peak, o preço e os custos associado à transação, significou 17,2 milhões de euros no fluxo de caixa atual.

No geral, a dívida financeira líquida totalizou 89,1 milhões de euros, excluindo o IFRS 16, contra 63,0 milhões de euros no final de 2018.

Depois de considerar a dívida de aluguel de acordo com a IFRS 16, a dívida líquida atingiu 468,8 milhões de euros. Representa 1,1x EBITDA excluindo o IFRS 16 (2,2x incluindo o IFRS 16), confirmando a forte capacidade de investimento da ID Logistics.

PERSPECTIVAS

Para este ano, o Grupo prevê o início de aproximadante 15 novos projetos, ao mesmo tempo em que se beneficiará do aumento da produtividade das operações que começaram em 2019, do ano de plena atividade da Jagged Peak, além dos planos de ação iniciados durante o ano passado. Além disso, a ID Logistics fortalecerá sua liderança no setor de comércio eletrônico, onde o Grupo agora é identificado como um dos principais players. Até o momento, é difícil prever e quantificar o impacto do coronavírus (Covid-19). A ID Logistics está atenta ao assunto e monitora regularmente a situação que afeta seus clientes e sua organização. O grupo tomou medidas preventivas em todos os locais em que está presente e implementaram um plano de ação em cada um dos países onde possui atividades. No entanto, lembra que: – Fornece serviço internamente em cada um dos países sem operar com frete internacional.- Aproximadamente 40% dos negócios do Grupo estão concentrados nos setores de varejo de alimentos e produtos de saúde e cuidados pessoais, e 20% é gerado no comércio eletrônico. Até o momento, esses dois setores experimentaram um alto nível de atividade.- Finalmente, no início de março de 2020, o Grupo finalizou o refinanciamento de sua dívida (aquisições e financeiras) e, portanto, não está exposto a um possível aperto das condições de crédito vinculado à situação econômica.

Nota adicional: foram realizados os procedimentos de auditoria nas contas consolidadas. A certificação será emitida após a finalização dos procedimentos necessários para a publicação do relatório financeiro anual.

SOBRE A ID LOGISTICS

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2019 de 1,534 bilhão de euros. Gerencia mais de 320 sites localizados em 18 países representando 5,8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África, tendo ao seu dispor 21 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento A do mercado regulado NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).

Editorias: Economia  Negócios
Empresa: WORD BRASIL