FI Group: Com foco na atividade internacional F. Iniciativas muda nome e logomarca
Jacobo Alvarez é CEO do FI Group no Brasil

A F. Iniciativas, consultoria multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), anuncia um novo posicionamento de marca, com o intuito de potencializar seu processo de expansão e internacionalização. Presente em 10 países e com 35 escritórios espalhados pela Europa e América, a empresa, fundada por Xavier Cazabon e Frédéric Bouté em 2000, recebe a partir deste momento a denominação de FI Group.

O FI Group não é mais apenas a empresa líder no gerenciamento de deduções fiscais para PD&I, mas também uma consultoria consolidada que oferece uma completa gama de serviços para auxiliar no financiamento de projetos de PD&I e de expansão para competitividade, apoiando no fortalecimento do investimento de seus clientes em PD&I por meio dos mecanismos públicos de fomento existentes. Assim, a nova marca e logotipo visam incentivar a empresa a enfrentar novos desafios, pois a inovação faz parte do DNA da empresa.

Nos últimos dez anos, o faturamento global do FI Group aumentou 480%, evoluindo de R$ 70 milhões em 2008 para R$ 410 milhões em 2018. Esse crescimento decorre da constante evolução da companhia que, ao longo dos anos, vem diversificando o portfólio e incorporando novos serviços. Dessa forma, o FI Group está considerando em um curto prazo ampliar a presença na América Latina – no qual a empresa já possui escritórios próprios no Brasil, Chile e Colômbia –, além de abrir novos escritórios na Ásia e em localidades com bom potencial de negócios.

Gestão de talentos como suporte ao crescimento

O principal mecanismo de crescimento e evolução do grupo tem sido a equipe de profissionais que o integra. O FI Group saltou de 133 funcionários para uma equipe com mais de mil profissionais, distribuídos em suas diferentes sedes internacionais, buscando sempre a igualdade de número entre homens e mulheres. Essa evolução levou a um aumento de mais de 650% no número de funcionários ao redor do mundo. Na nova estrutura operacional, o trabalho em grupo entre colaboradores de diferentes países será incentivado.
\"Queremos fortalecer uma pareceria global com nossos clientes para agregar mais valor, como um modelo de negócios, adaptado e adaptável para qualquer mercado ou zona geográfica no mundo”, afirma Jacobo Alvarez, CEO do FI Group no Brasil.

\"Nosso crescente envolvimento em projetos de financiamento transnacionais de P&D demandou uma nova abordagem, mais alinhada com o viés internacional que nos define\", acrescenta o executivo. Alvarez insiste no compromisso com atributos que definem o grupo como “honestidade, globalidade, criatividade e eficiência” que, em sua opinião, “associados a recursos como especialização, agilidade e flexibilidade, fortalecem o bom progresso do projeto do grupo”, em uma economia aberta, global e competitiva.

Ele completa: “Nossa estratégia de negócios foi clara. O FI Group é caracterizado por uma cultura voltada para a inovação e evolução contínua, criando valor para nossos clientes e colaboradores”.

FI Group Brasil

O FI Group tem se destacado no apoio a centenas de projetos bem-sucedidos no mercado brasileiro. Ao todo, os projetos conduzidos pela consultoria geraram mais de R$ 6,7 bilhões de investimentos em P&D e uma dedução fiscal de mais de R$ 1,7 bilhões às empresas clientes. Desde a sua chegada ao Brasil, o grupo ampliou o número de clientes em 7 vezes, e nos últimos 6 anos, cerca de 40% do faturamento da empresa foi decorrente de novos negócios.

O Brasil já corresponde mais de 12% do faturamento mundial do grupo, ficando atrás apenas de França e Espanha, e a frente de Portugal, Chile, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Itália e Colômbia. “A operação brasileira é vista com muito otimismo pela corporação. Temos um mercado continental, principalmente comparado às nossas unidades europeias. O anseio é que com a retomada da economia e com a otimização dos conceitos dos incentivos, tornando-os mais abrangentes, consigamos manter nossa excelente margem de crescimento”, finaliza Alvarez. No Brasil, a empresa atua hoje com mais de 1.000 clientes, no qual foram revisados mais de 3.400 projetos.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: EPR Comunicação Corporativa