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Estratégia de marketing: como criar uma nova identidade para a sua marca?
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Damián Horn - Head of Design da Nuvemshop
Damián Horn - Head of Design da Nuvemshop

Com a evolução constante do mercado, muitos empreendedores e profissionais de marketing, entendem o rebranding (mudança do posicionamento de uma marca) como uma estratégia importante para manterem-se competitivos. Isto ocorre, principalmente, no momento em que os valores de uma empresa não condizem mais com a identidade atual da marca.

As etapas de criação de um rebranding envolvem a elaboração de um novo conceito, logotipo, identidade visual e outros elementos que devem definir o novo momento do seu negócio. Para identificar a hora certa de realizar essa mudança no posicionamento da marca, primeiramente, é necessário realizar uma análise aprofundada que identifique a real necessidade de colocar em prática todas as etapas deste árduo processo.

Geralmente, o rebranding das marcas acontece porque a identidade visual não representa mais o produto ou o público-alvo já não é mais o mesmo. Para isso, é imperativa a criação de uma marca consistente e um sistema gráfico singular, reproduzível e adaptável.

Estratégias de marketing para um rebranding

Para tornar o processo mais compreensível, vamos dividir as estratégias do rebranding em três etapas. A primeira etapa consiste na análise e definição dos métodos para o desenvolvimento da nova marca que incluem traçar o perfil da organização, entender quais são os requisitos práticos de comunicação, realizar um estudo estratégico do segmento da sua marca, analisar os signos primários existentes no mercado, e por fim, chegar a conclusão sobre a estratégia de comunicação e posicionamento.

A segunda etapa define-se pela exploração de caminhos gráficos, que é onde os designers começam a colocar a mão na massa. Neste momento, são avaliados todos os alinhamentos gráficos possíveis e os sistemas de signos que trabalham em conjunto para transmitir diferentes discursos da marca, sempre alinhados com os objetivos comunicacionais definidos na etapa 1. Deste modo, esta proposta, marcará possíveis trajetos para a etapa final, que consiste em realizar os ajustes sobre as escolhas realizadas na etapa anterior. Com o caminho já definido, o objetivo é ajustar ao máximo todos os símbolos escolhidos.

Desafios para um rebranding de sucesso

A mudança de marca é uma grande transformação e envolve toda a empresa, desde o momento de implantação do novo conceito até a disseminação após o lançamento. Aspectos positivos, depois da mudança de marca, posteriormente, podem não estar mais adequados. Por isso, é extremamente importante repensar todos os caminhos para realmente ter o impacto esperado.

No caso da Nuvemshop, por exemplo, que anunciou recentemente seu novo posicionamento, foram definidos três princípios: excelência, humana e performance. Algo tão simples como três palavras, podem ajudar a entender se cada decisão está alinhada com os novos conceitos da marca. Ter um manual com definições gráficas com a paleta cromática, logotipo, guias para tirar fotos ou um sistema de ilustrações e tom de voz definido, por exemplo, podem auxiliar a obter um sistema consistente.

Assim, lembre-se sempre de ter uma história e um motivo por trás das mudanças que serão aplicadas à sua marca. Muito mais do que mudanças estéticas, o processo de Rebranding, envolve um novo posicionamento da sua marca, do seu produto e do vínculo construído com a sua equipe.

Damián Horn é Head of Design da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: EPR Comunicação Corporativa  
Contato: Patrícia Barbosa  
Telefone: 011-38152910-204

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