Aurora boreal é tema de exposição em Curitiba
Aurora boreal em Tromso, na Noruega

O fenômeno da aurora boreal, considerado um dos mais belos espetáculos da natureza, está entre os temas da exposição “Expedição Noruega” que será realizada dia 16 dezembro no restaurante Yuna, em Curitiba. O evento também servirá de palco para discussões e troca de experiências sobre trekking e trilhas por diversas regiões do mundo.

A exposição reunirá 15 imagens do preparador físico e aventureiro, Marcos Antônio Goes Júnior, feitas durante a viagem de quinze dias pelo país do norte da Europa. Júnior conta que foram dez meses de preparação para a expedição, que passou por cidades como Trolltunga, que possui diversas formações rochosas com plataformas que atingem 800 metros de altura; e a trilha de Kjerag que abriga uma rocha suspensa a mais de mil metros do chão.

Mas foi em Tromso, cidade localizada no círculo polar ártico, que Júnior viveu uma das experiências mais inesquecíveis. “Ver a aurora boreal foi mágico. Parece que você congela por um instante”, lembra Júnior tentando descrever a sensação que viveu ao ver as cores no céu. “Elas parecem dançar ao som de notas musicais”, acrescenta. O fenômeno da aurora boreal resulta do impacto dos ventos solares com o campo magnético da Terra. As luzes brilhantes caracterizam essa manifestação da natureza que pode ser vista em apenas alguns lugares do mundo.

Experiência
Marcos Júnior é preparador físico e trabalha com treinamento esportivo para quem deseja realizar trekking em montanhas. Além da Noruega, ele já fez expedições para regiões como dos vulcões Kilauea e Mauna kea no Havaí; e as trilhas Inca, no Perú, e Mont Blac entre Franca, Itália e Suíça. A próxima aventura, em 2018, será nas montanhas de Torres del Pane, no Chile.

Serviço: Exposição e bate-papo sobre “Expedição Noruega”
Quando: 16 de dezembro
Local: Restaurante Yuna Sushi Burger Art (Rua Alberto Folloni, 220 – Juvevê)

Editorias: Cultura e Lazer  Esportes  Turismo