Os benefícios que o esporte traz para a saúde da sua empresa
Os benefícios que o esporte traz para a saúde da sua empresa
...

*Por Eduardo Zagonel Neves

Com a Copa se aproximando, o esporte será cada vez mais um tema que vai movimentar as notícias em todo o mundo. Embora este assunto pareça distante do dia a dia das corporações, a força de vontade e o espírito de superação oriundos do esporte são elementos essenciais na rotina de qualquer profissional.

Para se ter uma ideia, de acordo com o International Journal of Workplace Health Management, pessoas que praticam atividades físicas com frequência são 23% mais produtivas no trabalho. Isso acontece porque o esporte proporciona energia, bem-estar e concentração que são transferidos em ações para lidar com os desafios da rotina diária. Assim, quando o físico está bom, nos sentimos menos cansados e mais aptos a ter novas ideias, o que também favorece a tomada de decisão.

E você já ouviu falar do Ironman? A prática desse esporte está ficando cada vez mais popular no mundo, e também vem sendo muito procurada por diversos empreendedores e executivos. O Ironman é uma competição de Triathlon composta por 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida, e para completar toda essas distâncias é preciso de uma longa jornada de preparação, que precisa ser somada a uma rotina de trabalho, a atenção a família e amigos. Mesmo tendo que incluir treinos de três modalidades no cotidiano, dados revelam que 19% dos participantes dessa atividade são médicos, advogados ou outros profissionais com uma alta carga de trabalho.

Eu pratico o esporte há três anos, inclusive, na última, competi usando o uniforme da Bcredi, que está engajada em apoiar o esporte entre seus colaboradores graças aos benefícios que traz para a equipe. Quem pratica o triathlon, precisa ser muito disciplinado, ser muito focado para superar desafios todos os dias, acordar cedo, treinar em condições adversas, dividir os treinos, fazendo parte pela manhã e à noite, treinar quando está cansado, com dor, na chuva, no frio, mas estes são os desafios do esporte, que acabam contribuindo para enfrentar os demais desafios da vida profissional e pessoal, nos tornando cada vez mais fortes psicologicamente.

Apesar de ser uma atividade individual, para se preparar para o Ironman é necessário o apoio de toda uma equipe por trás, que dá estrutura para o momento da prova. E no ambiente corporativo não é diferente: é muito importante desenvolver o trabalho em equipe, seja você dono da empresa, que precisa liderar e lidar com momentos de pressão, ou colaborador, que para crescer tem que contar com o apoio e experiência do seu time.

E os benefícios não param por aí. O esporte também mantém o emocional equilibrado e nos ensina a lidar com os momentos de vitória e de derrota, sempre com a garra de continuar para alcançar resultados positivos, sem deixar o cansaço abater. O mesmo se aplica na capacidade de solucionar problemas e imprevistos, desenvolvemos mais habilidade para resolver essas questões e seguir em frente.

Além disso, observar os adversários e identificar quais são suas principais competências também é essencial para absorver ideias com o intuito de aplicá-las em seu próprio rendimento. Claro que todas essas vantagens que o esporte traz podem variar de pessoa para pessoa, porém, quanto mais ações você procurar para estimular o seu espírito profissional (pensamento, comportamento, ideias) mais chances terá de construir uma carreira de sucesso.

Muitas empresas brasileiras têm incentivado cada vez mais à prática de atividades físicas entre seus colaboradores, como é o caso da Bcredi, justamente por estimular o desenvolvimento de todos. Os colaboradores ganham com a melhora na qualidade de vida, enquanto as companhias ganham com mais resultados positivos e funcionários mais engajados. Aproveite os olhos voltados para a Copa do Mundo e se estimule para começar a praticar um esporte ou levar a atividade para dentro da sua empresa!

*Eduardo Zagonel Neves é gerente de crédito imobiliário do Grupo Barigui, empresa parceira da Bcredi, fintech que oferece crédito imobiliário de forma rápida e descomplicada em um processo 100% online. http://www.bcredi.com.br

Editorias: Esportes  Negócios  Serviços
Empresa: CM Comunicação Corporativa