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Professoras receberam o prêmio Educador Sustentável - Foto: Divulgação |
Para comemorar o 4º aniversário da Agenda 2030, com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Facens preparou a sua Semana de Comemoração, reunindo vários eventos.
Entre as atividades, um dos pontos altos foi uma homenagem aos professores com o Prêmio Educador Sustentável, criado este ano para reconhecer as iniciativas dos docentes na aplicação de conhecimentos voltados para a sustentabilidade e dos ODS em suas disciplinas.
Raquel Barbosa Rogochewski, coordenadora do LIS (Laboratório de Inovação Social) explica que já existia na Facens a solicitação para que os professores incluíssem os temas dos ODS no ensino de suas matérias. “Mas a gente sabe que isso é muito difícil, porque a Facens é uma instituição extremamente técnica e em algumas matérias a sustentabilidade é mais entrosada, mas em outras está muito distante. Então a ideia é, primeiro, oferecer um chamariz para eles mostrarem o que fazem. E ir construindo um banco de boas práticas. O resultado é um ganha ganha para o aluno, para o professor e para manter a Facens nesse lugar de referência que ela ocupa hoje”, ela afirma.
Comitê de Sustentabilidade
Outra ação importante da semana comemorativa foi o lançamento oficial do Comitê de Sustentabilidade da Facens. “É um compromisso institucional assumido por nosso centro universitário. Passamos a encarar sustentabilidade como uma questão institucional da Facens, não só um projeto localizado, e proporcionando ao aluno uma vivência disso na prática. Incorporando esses objetivos – os 17 ODS – à infraestrutura do campus, a gente consegue disseminar isso em todos os níveis, não só para alunos, mas para a parte institucional e operacional do campus. Lembrando que a Facens além de ser uma instituição de ensino, é uma empresa. Portanto, como empresa, também está alcançando suas metas de sustentabilidade”, diz o professor Felipe Hashimoto Fengler sobre os propósitos da iniciativa.
Luciana Gomes, que faz parte do Smart Campus e agora do Comitê de Sustentabilidade lembra ainda que ele foi criado para proporcionar um olhar sobre a execução da política de educação em sustentabilidade da Facens. “A política fala o que a Facens espera alcançar, mas não explicita como isso vai acontecer. Então, o comitê é um órgão interdepartamental que vai ter esse mais amplo e estabelecer um plano estratégico, muito provavelmente anual, traçando as ações necessárias para que as diretrizes da política sejam executadas”, conta Luciana.
A ideia é proporcionar um alinhamento com a alta gestão, identificando as prioridades e encaminhando a execução dos projetos. Mas não só projetos. O direcionamento também pode ser para mudanças de procedimento, como já aconteceu quando a Facens adotou a substituição de copos plásticos por outros feitos de materiais mais duráveis, menos nocivos ao meio ambiente e não descartáveis. Um dos objetivos do novo Comitê, ainda, é que os alunos possam ser envolvidos nos projetos.
“É gratificante ter um evento que oficializa a participação da Facens e seu comprometimento com os ODS. A gente já vem, há alguns anos, trabalhando com esses objetivos, motivando alunos e professores a adotá-los. Mas é muito bom ver que os professores entenderam nossa ideia e ainda ter alguns deles sendo premiados hoje por avançarem nesse propósito”, comemorou o reitor da Facens Paulo Roberto Freitas de Carvalho.
Participação de executivo da Toyota
Encerrando essa Semana especial, houve a presença do Chefe de Sustentabilidade da Toyota Ayres Takashi Abe como convidado do Café Smart Facens. Ele faz questão de dizer que é um fã da Facens. “Quando estive aqui pela primeira vez era só para conhecer, um compromisso de meia hora. Mas fui vendo os projetos, os laboratórios e fiquei aqui quase cinco horas. Descobri que a Facens tem um centro de inteligência que faz carrinhos autônomos, que desenvolve aplicativos para treinamento. Enfim, para tudo que a sociedade pede a Facens vem criando soluções. E a sustentabilidade nada mais é que o triple bottom line: economia, sociedade e meio ambiente. Se você não tiver os três pilares fortes, se não tiver soluções para os problemas da sociedade e se não tiver sustentabilidade financeira do negócio, não sai nenhum projeto”, observa o executivo.
Para ele, a tecnologia gerada pela academia é essencial para que a indústria evolua mais rápido. E os projetos de sustentabilidade também podem sair desse ambiente criativo. “Na área privada, a demanda por soluções imediatas é diária. E a Facens é uma academia, mas com pesquisa, tecnologias e soluções práticas para a sociedade. E isso fez a gente sair da nossa empresa e vir aqui tentar uma parceria. A gente vislumbra uma liderança da Facens nesse mercado acadêmico que precisa desse oxigênio”, finaliza Ayres.
Internamente o Centro Universitário Facens vem se preparando cada vez mais para estar apto a buscar uma resposta sustentável que abrace a tecnologia. No começo de 2018 teve início o desafio de espalhar os ODS no campus. E a forma encontrada para isso foi a capacitação de professores. Durante o Conexão Docente, o LIS treinou 72 professores, que geraram um total de 172 ideias. “Mas a gente não tinha muito controle de como isso estava sendo aplicado em sala de aula. Porém, fomos tendo muitos feedbacks positivos, porque vivemos um momento em que ter uma profissão não é mais um fim, mas um caminho, na busca de produzir impacto positivo no mundo. E os ODS ajudam neste sentido. Ban Ki-moon, que foi secretário geral da ONU, dizia que nossa geração é a primeira que pode conviver sem pobreza, podendo erradicá-la. Ao mesmo tempo, pode ser a última geração a tentar, por causa dos problemas ambientais. Por isso, temos que sempre olhar para o tripé: social, econômico e meio ambiente. Não dá para dissociar”, afirma Tamara Nanni, integrante do LIS e do Comitê de Sustentabilidade.
Os próximos passos agora são treinar todos os colaboradores da Facens, orientar projetos com esse cunho e estender essas iniciativas pelo campus.