|
Carlos Bonassi, diretor da Atua Agência |
Sorocaba, 13 de novembro de 2017 - A campanha Dia de Doar (que cai no dia 28 de novembro em 2017) é a versão brasileira de uma iniciativa global que surgiu, em 2012, nos Estados Unidos. Com o nome original de Giving Tuesday, o objetivo desta ação é incentivar as pessoas a adotarem atitudes de filantropia voltadas a ajudar tanto pessoas individualmente como entidades sociais que necessitem.
No mundo todo o movimento já mobilizou mais de 15 mil parceiros, em 98 países participantes, somando mais de 700 mil doadores online.
Em Sorocaba a iniciativa de trazer para cá o movimento partiu do Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB), que promove apoio e qualificação técnica ao terceiro setor, e o objetivo é estimular ainda mais a população a adotar ações solidárias em seu dia a dia, fazendo com que as divulgações dessas atitudes estimulem outras pessoas. Para isso foi criada a hashtag #DoaSorocaba, que cada cidadão pode compartilhar livremente em suas redes sociais.
NEM SÓ DE DINHEIRO SÃO FEITAS AS DOAÇÕES
A ideia é que cada um doe não apenas dinheiro, mas também objetos e outros recursos necessários para instituições assistenciais. E a ação solidária também pode acontecer de outras formas, como a doação de sangue ou medula óssea, a transmissão de conhecimento de forma voluntária, a dedicação de tempo a pessoas e entidades assistenciais, enfim, a doação de carinho e amor ao próximo.
E isto tudo pode ser feito tanto individualmente como em grupos, entre vizinhos, colegas de trabalho, na igreja que frequentam. Quanto mais pessoas se engajarem nesta causa, mais nossa sociedade, como um todo, se beneficia.
Para saber mais sobre o assunto e encontrar sugestões de como participar, basta acessar as informações no site http://doasorocaba.com.br.
Em Sorocaba, o lançamento oficial da campanha neste ano aconteceu no dia 23 de outubro, com a mediação do professor e palestrante Luiz Almeida Marins Filho e a participação de representantes de instituições filantrópicas da cidade, como o presidente do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) Pascoal Martinez e o presidente do Gpaci Carlos Camargo Costa.
A campanha, que já está no ar e pode ser acompanhada também pela página do Doa Sorocaba no Facebook (http://www.facebook.com/DoaSorocaba), tem apoio da Atua Agência (desenvolvedora do site e de todas as peças de divulgação do Doa Sorocaba).