Centro de Pesquisas do IOP recruta pacientes para estudo clínico
Centro de Pesquisas do IOP recruta pacientes para estudo clínico
...

O Centro de Pesquisas Clínicas do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP está recrutando pacientes para o estudo clínico CARMEN-LC03 – Estudo Fase 3, randomizado, aberto, de SAR408701 versus Docetaxel em pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, não escamoso, metastático, previamente tratados e com tumores positivos para CEACAM5.

De acordo com o médico Fabricio Martinelli, oncologista clínico do IOP e investigador responsável, “Esse estudo clínico se dará com dois grupos de tratamento, selecionados de forma aleatória (randomizada). O Tratamento A (experimental) será à base de SAR408701, um conjugado anticorpo-medicamento a cada 2 semanas. Já o Tratamento B (controle) fará uso do Docetaxel a cada 3 semanas”.

Perfil do voluntário-paciente

Para o enquadramento no estudo, o paciente deverá ter diagnóstico de câncer de pulmão de células não-pequenas não-escamosas, apresentar progressão da doença metastática após quimioterapia baseada em platina + inibidor de checkpoint imunológico (anti-PD1/PD-L1), possuir expressão do CEACAM5 de ≥2 +, em intensidade em amostra de tumor de arquivo (se amostra fresca de biópsia não estiver disponível) envolvendo pelo menos 50% da população de células tumorais e ECOG 0-1. O teste para detecção da expressão de CEACAM5 será realizado antes da inclusão do paciente no estudo (procedimento de pré-triagem). “É importante salientar que o voluntário-paciente deve ter pelo menos uma linha anterior de tratamento no cenário metastático”, destaca o investigador principal.

Os voluntários já estão sendo aceitos e ainda não há previsão de data para o encerramento de inclusão de pacientes. Este estudo é patrocinado pela Sanofi Brasil.

Para maiores informações, entrar em contato com o Centro de Pesquisas Clínicas do IOP. Fones (41) 3207-9788 / (41) 99867-1356, e-mail pesquisa.clinica@iop.com.br ou pelo site http://www.iop.com.br/centro-de-pesquisa/.

Sobre o Centro de Pesquisas Clínicas

Criado em 2006, o Centro de Pesquisas Clínicas do IOP faz parte de um grupo seleto de centros reconhecido mundialmente por contribuir para o avanço da oncologia com pesquisas nacionais e internacionais. Com certificação internacional em pesquisas clínicas, o Centro conta com uma equipe médica de investigadores e equipe multidisciplinar especializada que trabalha com tratamentos de ponta em oncologia ainda não aprovados no Brasil. Atualmente, estão ativos diversos protocolos de pesquisa envolvendo medicamentos para o tratamento dos mais variados tipos de câncer.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Feminina  Masculino  Saúde  Sociedade
Empresa: Bayer, Campos Comunicação