Valencis Curitiba Hospice comemora dois anos de cuidado ao paciente paliativo
Valencis Curitiba Hospice comemora dois anos de cuidado ao paciente paliativo
...

Em 1º de julho de 2017 era inaugurado o primeiro espaço dedicado a cuidados paliativos do Sul do Brasil, o Valencis Curitiba Hospice, e, desde então, o local que tem como diferencial o foco na qualidade de vida e no atendimento de pacientes portadores de doenças crônicas incuráveis e progressivas ampliou o seu leque de atendimentos para esses pacientes especiais. Em seus 730 dias de atendimento, o Valencis Curitiba Hospice ofereceu uma equipe multidisciplinar especializada em Cuidados Paliativos com a atuação de profissionais da área médica, de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e, ainda, de terapias complementares que reúnem Reiki, acupuntura, recreação e artes. Todo esse aparato profissional visa dar suporte ao paciente em suas necessidades individuais, integrando de forma global os aspectos clínico, psicológico, social e espiritual.

A diretora médica do Valencis Curitiba Hospice, Clarice Nana Yamanouchi, explica que os Cuidados Paliativos auxiliam na proteção da qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores, pois também tratam o sofrimento que a doença pode causar. “O manejo adequado dos sinais e sintomas da doença e das complicações dos tratamentos proporciona o aumento da sobrevida. Acreditamos que quando a vida é mais bem cuidada, a vivemos em sua plenitude.”

O hospice da capital paranaense está cada vez mais ativo com internações e atendimentos ambulatoriais em crescimento. Segundo a médica, os Cuidados Paliativos evoluíram muito nos últimos anos, a exemplo da resolução publicada pelo Ministério da Saúde no final de 2018 que normatiza a oferta de Cuidados Paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). E a cancerologista e cirurgiã oncológica complementa que “Além disso, os Cuidados Paliativos conquistaram mais espaço na mídia e, também, nas áreas de formação, considerando que o interesse por este tema vem sendo demonstrado pelo aumento dos cursos de pós-graduação nessa área”.

Aequs Valencis – evento marca comemoração de dois anos da instituição
Buscando cada vez mais a disseminação das informações sobre os Cuidados Paliativos no país, o Valencis Curitiba Hospice realizará, no dia 21 de setembro, das 8h às 17h30, o Aequs Valencis – Evidências em Cuidados Paliativos. O evento tem a expectativa de atender aproximadamente os profissionais da cidade de Curitiba, regiões do estado do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, entre outros, e proporcionará a troca de experiências de serviços de referência nacional e internacional. “O Aequs Valencis será composto de palestras e mesas-redondas com discussão de casos com sobre temas relacionados a esta área de conhecimento, o que enriquecerá a atuação dos profissionais da saúde que têm interessam em se aprimorar dentro dessa proposta de um melhor cuidado”, destaca a médica Clarice Nana Yamanouchi.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  Serviços  Saúde  Sociedade
Empresa: Bayer, Campos Comunicação