Representatividade negra é tema de cursos de férias da espm

• Cursos acontecem no Rio de Janeiro a partir de janeiro de 2020

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2019 – A ESPM Rio, escola de negócios referência nas áreas da Economia Criativa, divulga seu calendário de cursos de férias com início em janeiro de 2020. Três deles trazem temas que envolvem a representatividade negra e são coordenados pela professora Kátia Costa-Santos. Dos 209,2 milhões de habitantes do país, 19,2 milhões se assumem como pretos e 89,7 milhões como pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e a maior parte da população brasileira não se sente representada em diversas áreas da sociedade.

Confira os cursos abaixo:

Escrita Criativa e Afrofuturismo – ESPM Rio
Coordenadora Katia Costa-Santos

O curso traz o universo de cinco escritoras contemporâneas – Alice Walker, Bell Hooks, Scholastique, Edwidge Danticat e N. K. Jemisin. Os participantes terão contato com textos e outros materiais representativos de situações em que as narrativas sobre minorias estejam em questão. O gênero dos textos é variado, sendo que alguns se aproximam mais de uma vertente feminina.

Os alunos produzirão textos a partir da perspectiva de um personagem que tenha vivenciado alguma situação em que minorias estivessem em questão, exercitando assim a capacidade de representação dos participantes a partir do olhar do outro.

Quando: Dias 14, 21 e 28 de janeiro de 2020 e 11 de fevereiro de 2020
Investimento: R$ 975,00 em até 6 vezes
Informações: http://www.espm.br/educacao_continuada/escrita-criativa-e-afrofuturismo-5-escritoras-em-questao/

Black Thought Brazil – ESPM Rio
Coordenadora Katia Costa-Santos

A ideia do curso é expor o aluno à língua inglesa de forma interativa e por meio de informações e pensamentos sobre a Diáspora Negra, fenômeno histórico e social caracterizado pela imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo. Serão realizadas atividades de leituras e discussões, a partir da interação com materiais representativos e produzidos em inglês como séries, filmes, entrevistas e músicas.

Quando: Dias 16, 23, 30 de janeiro de 2020 e 6 de fevereiro de 2020.
Investimento: R$ 780,00 em até 6 vezes
Informações: http://www.espm.br/educacao_continuada/black-thought-brazil/

Práticas Antirracistas – ESPM Rio
Coordenadora Katia Costa-Santos

Onde você se encontra na luta antirracista? Partindo do princípio de que mais do que não racistas precisamos ser antirracistas, este curso convida à uma reflexão acerca do papel e responsabilidades de cada pessoa na luta por igualdade racial no Brasil. O curso é destinado a pessoas que estejam abertas ao debate participativo e construtivo de sobre temas como Necropolítica, Educação das Relações Étnico-Raciais, Racismo Institucional e Interseccionalidade.

Quando: Dias 15, 22, 29 de janeiro de 2020 e 05 de fevereiro de 2020
Investimento: R$ 780,00 em até 6 vezes
Informações: http://www.espm.br/educacao_continuada/praticas-antirracistas/

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Mídia  Sociedade