Painel de notícias

Senado debate avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente com câncer

O auditório do Interlegis, no Senado Federal, sedia, no dia 25 de maio, o II Fórum Nacional sobre Câncer. O evento promove o debate acerca da assistência oncológica desde o acesso, qualidade das tecnologias ofertadas, os avanços no tratamento e os direitos dos pacientes

Até 2030 os casos de câncer terão um aumento em torno de 50% - cerca de 22 milhões de novos casos. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta a doença como uma das principais causas de morte no mundo, com mais de 32 milhões de casos. No Brasil, o câncer já representa a terceira causa de óbito, onde o INCA estima a ocorrência de 600 mil casos novos da doença, no biênio 2016-2017. Com objetivo de promover a divulgação de informações sobre a doença, suas causas e formas de prevenção e um amplo debate sobre os avanços necessários para o acesso da população ao diagnóstico e tratamento adequados, o Programa Ação Responsável realiza, em parceria com o Governo Federal, o II Fórum Nacional sobre Câncer: Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente. O evento é no próximo dia 25, no auditório do Interlegis, no Senado Federal, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em http://www.acaoresponsavel.org.br.

A segunda edição do evento reúne gestores públicos, instituições acadêmicas, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade civil. Dentre os temas que serão debatidos estão: o câncer no Brasil e as políticas de controle e tratamento; o registro de medicamentos oncológicos; os tumores raros no Brasil; as políticas em saúde; e o suporte ao paciente com câncer no país.

O Câncer no DF
A estimativa do INCA para o Distrito Federal, para o biênio 2016-2017, é que haja 3.940 novos casos de câncer em homens, com um risco estimado de 284,86 casos a cada 100 mil homens, e 4.610 novos casos em mulheres, com um risco estimado de 305,37 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados mais recentes, de 2014, somente no DF, houve 2.301 mortes em decorrência do câncer.

Serviço: II Fórum Nacional sobre Câncer: Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente
Data: 25 de maio de 2017, a partir das 9h
Local: Senado Federal - auditório Senador Antonio Carlos Magalhães no Interlegis, Brasília-DF
Realização e Coordenação: Instituto Brasileiro de Ação Responsável