Ceias de final de ano devem respeitar o limite de cada corpo
Endocrinologista do Grupo São Francisco, Emiliana Ribeiro Darrigo

As celebrações de final de ano se aproximam e as tentações das tradicionais ceias de Natal e Ano Novo podem vir acompanhadas de exageros que representam riscos à saúde e ao bem-estar.
Para evitar essas situações, a endocrinologista Emiliana Ribeiro Darrigo, do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, aconselha a respeitar o limite do corpo.
\"Para evitar erros e abusos durante as festas de fim de ano é importante manter uma alimentação organizada e equilibrada associada ao exercício físico. Permita-se comer o que deseja, mas respeite os limites do seu corpo\", afirma.
De acordo com a médica, é importante moderar alimentos mais gordurosos, que podem dificultar a digestão e desencadear doenças do coração e do metabolismo.
\"Comidas que contêm muita gordura devem ser consumidas com moderação, já que exigem uma digestão mais lenta e favorecem o aumento de peso, além de provocar o aumento do colesterol e triglicerídeos no sangue, que são responsáveis por alterações cardiovasculares e metabólicas\", explica Emiliana.
Dessa forma, a endocrinologista do Grupo São Francisco ressalta que o ideal é buscar o equilíbrio diante da fartura de alimentos típicos das ceias e refeições de final de ano.
\"Uma dica é tentar não repetir as refeições, ter um espaço de ao menos 2 horas entre elas, evitando comer o tempo todo. É preciso equilibrar bem o prato com carboidrato, salada, cereais e frutas. Em relação às sobremesas, é permitido o consumo de uma pequena ou média porção sem repetição, não esquecendo de utilizar a água como melhor líquido para manter o corpo hidratado\", orienta.
A médica ressalta ainda que também é importante manter os protocolos e cuidados necessários diante do quadro de pandemia. \"Devemos lembrar que a pandemia da COVID-19 não acabou. É preciso ainda manter distanciamento social e sair de casa apenas se necessário. Na ceia de Natal e Ano Novo reúna-se com o mínimo de pessoas possível, prefira local aberto e arejado e use máscara o tempo todo\", conclui.

Editorias: Alimentos  Saúde  Sociedade  Terceira idade
Empresa: Phábrica de Ideias