E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Páscoa e Dia das Mães movimentam a contratação de trabalhadores temporários
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Michelle Karine, presidente da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM)
Michelle Karine, presidente da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM)

A Páscoa, com a produção e vendas de ovos de chocolate e produtos típicos da época, e o Dia das Mães vão impactar positivamente o mercado de trabalho temporário no Brasil. De acordo com a projeção da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), as datas devem gerar um incremento de 7,8% nesse tipo de contratação formal entre os meses de março, abril e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.
O avanço da demanda nas lojas incentiva os comerciantes e empresários em geral a aumentarem a sua linha de produção e, consequentemente, o número de trabalhadores. \"E o Trabalho Temporário é uma modalidade flexível, uma opção formal de contratação e que garante segurança econômica e jurídica para atender a essa demanda complementar de serviços\", afirma a presidente da ASSERTTEM, Michelle Karine.
De março e maio devem ser abertas 351.963 vagas, sendo que o estado de São Paulo se destaca por concentrar 67,1% do total estimado de contratações, ao gerar 236.053 vagas de trabalho temporário. O Paraná aparece em segundo lugar, com a perspectiva de concentrar 6,7% das vagas (23.427); seguido por Minas Gerais, com a oferta de 5% das vagas (17.577); Santa Catarina, com 4,9% (17.294); e Rio de Janeiro, com 3,8% (13.394).
Segundo a ASSERTTEM, os números confirmam as perspectivas positivas para a modalidade em 2020, puxados pelo novo decreto do Trabalho Temporário (10.060/19) e pela decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que amplia o mercado de trabalho das mulheres, inclusive das gestantes.
\"O país está voltando a compreender melhor a natureza deste regime especial de contratação, que é o Trabalho Temporário, e que é intermediado por uma agência devidamente autorizada pelo governo. Com certeza, teremos resultados positivos na geração de trabalho formal e renda no Brasil, aumentando o número de oportunidades nas vagas temporárias em todos os setores da economia\", reforça.

Crescimento em 2019
O mercado de trabalho temporário, protegido pela Lei Federal 6.019/74, cresceu 16% em 2019, na comparação com 2018, gerando mais de 1,48 milhão de vagas, segundo os estudos realizados pela ASSERTTEM. O volume equivale a uma média de 4.070 contratações por dia.
Em comparação com 2017, o crescimento é de 43,33%, já que naquele ano haviam sido geradas pouco mais de 1 milhão de vagas na modalidade de trabalho temporário.
A presidente da ASSERTTEM, Michelle Karine, destaca que o último quadrimestre de 2019 (setembro, outubro, novembro e dezembro) atingiu um excelente desempenho, tanto em comparação com 2018 quanto com 2014 - ano que antecede a crise econômica -, ao gerar 568.556 vagas temporárias no período.
\"Em média, o último quadrimestre de 2019 foi 13,56% maior que 2018 e 16% que 2014\", frisa Michelle. \"As empresas estão conhecendo melhor a lei e utilizando o potencial da modalidade para contratações pontuais de forma mais flexível e segura\", completa.
Entre os estados brasileiros, São Paulo é a região com maior concentração das contratações no último quadrimestre, sendo responsável por 64,5% das vagas (366.761). Em seguida, vem os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul.
\"A consolidação dos dados de 2019 e a criação de mais de 1,48 milhão de vagas de trabalho temporário no ano e cerca de 570 mil só no último quadrimestre mostram que a modalidade tem puxado a retomada de geração de trabalho formal e renda, injetando ânimo na economia brasileira\", conclui.

Editorias: Economia  Negócios  Serviços  Recursos Humanos  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Phábrica de Ideias  
Contato: Gabriela Virdes  
Telefone: 16-3911-3606-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.