Semana Internacional do Autismo: Viagem ao universo sensorial, leva crianças a experiências com os sentidos e a criatividade em espaço com atividades gratuitas no TEAbraço

As pessoas são diferentes, assim como os planetas e, todos vivem juntos e compõem um grande universo. É com esse conceito que o TEAbraço - Semana Internacional do Autismo – apresenta o Espaço Jujuba, entre os dias 1 e 7 de abril no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Aberto acrianças de todas as idades e familiares, o espaço, localizado na Praça de Eventos/Piso Térreo do empreendimento, traz áreas sensoriais com atividades lúdicas e gratuitas.

O tema surgiu de uma ilustração da artista plástica Heloisa Junqueira feita exclusivamente para o evento. \"Cada ser humano é um mundo todo a ser explorado, cada qual com suas particularidades que fazem dele único.
Ilustrei uma imagem que representa o universo lúdico, de mundos distintos, mas que cooperam entre si para interagirem e nos ensinarem a arte do \'com-viver\'. Vejo o TEAbraço como a busca para desvendarmos estes mundos, unirmos formas e agregarmos conhecimentos\", comenta Heloisa.

O desenho retrata planetas independentes, de diferentes formas e cores, mas, conectados entre si formando assim um grande universo. O espaço conta ainda com a assinatura da Design de Interiores Cacau Ribeiro e é dividido em 4 áreas diferentes.

Universo do Toque
Na primeira área, chamada \"Universo do Toque\", a ilustração da artista estará retratada fora das telas. Os planetas, que poderão ser tocados pelas crianças com TEA, estarão suspensos e serão feitos com materiais diferentes retratando a diversidade e para estimular sensorialmente pelo toque a descoberta por parte das crianças.

Universo dos Sentidos
Já a segunda área retrata um universo dos sentidos . Por lá as crianças terão estímulos de visão, audição, olfato, e movimento para despertar a curiosidade. \"Vamos criar um efeito sinestésico. Queremos que cada criança se sinta parte do todo. Teremos projeções pelas paredes que remetem ao universo, chuva fictícia e simulação de vento com cheiros diferentes. Queremos neste espaço que as crianças recebem diferentes estímulos e se sintam tocadas pelo ambiente e pelo universo onde estão\", comenta Carol Felício uma das organizadoras do TEAbraço.

Universo da criatividade e tecnologia
As últimas áreas vão explorar a criatividade de cada criança. Após ter conhecido um pouco sobre as diferenças e ter passado pela experiência de estar integrado ao universo, os pequenos poderão criar o seu próprio planeta com diversos materiais. O espaço também conta com monitores treinados em diversas oficinas como de culinária, contação de histórias, artes, brincadeiras lúdicas e a presença de personagens infantis, entre outras atividades.

Sobre o TEAbraço
A Semana Internacional do Autismo, tem como objetivo disseminar informações e novos conhecimentos e, contribuir com a inserção das pessoas com TEA na sociedade. Com o tema \"Inclusão 360º\", a programação científica traz palestras, cursos de aprimoramento com diversos temas como educação, comportamentos agressivos e técnicas de comportamento; workshop internacional com renomados profissionais; conferencias sobre genética e o uso de canabidiol no tratamento para TEA e palestras gratuitas sobre leis, esporte, cães terapeutas, entre outros. Mais informações: : http://www.teabraco.com.br.

Editorias: Criança  Serviços  Saúde  Sociedade
Empresa: Phábrica de Ideias