Mudança do comportamento da população é a principal prevenção contra o Câncer

O mês de fevereiro é marcado pela conscientização contra o câncer. Para iniciar o mês, no último dia 4, Dia Mundial do Câncer, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) divulgou uma pesquisa que aponta as principais necessidades dos chamados \"Sobreviventes do Câncer\" no pós-tratamento. Na mesma data o Instituto lançou ainda a campanha \"Eu Sou eu Vou\" com o objetivo de incentivar as pessoas e mostrar que uma ação de prevenção, como a prática de exercícios regularmente, pode impactar o futuro próprio e também de toda a sociedade contra o câncer.

Sobreviventes
O estudo \"Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina\" traz a abordagem qualitativa, compreendendo as experiências e necessidades que os pacientes possuem no pós-tratamento. Uma delas é o acompanhamento psicológico feito por profissionais sejam eles nas mais diferentes áreas que abrangem o atendimento integrado.

De acordo com Fábio Bronzi, psicólogo do InORP/Grupo Oncoclínicas, o acompanhamento psicológico do paciente oncológico no pós-tratamento é tão importe quanto durante. \"Os pacientes passam o período de tratamento focados no processo e isso se torna prioridade em sua vida, muitas vezes, deixando outros aspectos de lado. No pós, a necessidade do acompanhamento psicológico se faz presente, com o intuito de auxiliar o paciente a se fortalecer para se readaptar à vida e para enfrentar seus medos e obstáculos. Sobreviver ao câncer é uma tarefa árdua sim. Mas traz consigo a oportunidade da pessoa se redescobrir e de exercitar o amor em si mesmo\", explica.

Números e Atitudes
Segundo estimativas do INCA, em 2019 devem surgir mais de 150 mil novos casos de câncer no País – sendo eles 68 mil de câncer de próstata, 59 mil de mama, 16 mil de colo do útero e 10 mil de leucemias. A boa notícia é que o número dos \"sobreviventes do câncer\" tem aumentado gradativamente com os anos. Isto porque, segundo Saulo Brito, oncologista do InORP/ Grupo Oncoclínicas a população está mais consciente quando o assunto é prevenção.

\"A prevenção também depende de uma mudança de comportamento. Podemos destacar como hábitos de prevenção para vários tipos de câncer: evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar, fazer exercícios regularmente para controlar o peso e taxas corporais, ter uma alimentação balanceada, ter relações sexuais de modo seguro e tomar as vacinas de acordo com o calendário estabelecido pelo Sistema Único de Saúde\", comenta.

Editorias: Alimentos  Ciência e Tecnologia  Esportes  Serviços  Sociedade
Empresa: Phábrica de Ideias