Anima Mundi realiza cursos durante os meses de Abril e Maio

O Anima Mundi, plataforma de animação que oferece experiências para animadores, educadores, produtoras e fãs de animação, está com inscrições abertas para diversos cursos na área de animação. Essa é uma grande oportunidade para quem sonha conhecer um pouco mais desse universo audiovisual. “Aqui atendemos os públicos mais variados. Desde quem não tem experiência e quer iniciar nesse mercado a pessoas que já possuem conhecimento e querem se especializar em alguma técnica”, ressalta Marcos Magalhães, um dos idealizadores e professor do Anima Mundi.

Os cursos oferecidos pelo Anima Mundi, realizador do segundo maior festival internacional de filmes de animação do mundo são: Animação Para Professores, onde serão apresentados o potencial educacional da linguagem da animação e possibilitar sua utilização em sala de aula. Durante o curso, filmes selecionados serão exibidos para debate. Através da manipulação e confecção de brinquedos ópticos, os professores conhecerão a história da animação.Além disso, haverá aulas práticas para a produção de pequenos filmes animados em diferentes técnicas de animação. Para que o professor possa realizar esses filmes na escola, ele irá conhecer as alternativas técnicas existentes para a captura, edição e sonorização de filmes de animação e, em especial, o sistema MUAN (Manipulador Universal de Animação – http://www.muan.org.br). Já a Oficina Básica de Animação, proporciona uma visão geral sobre o cinema de animação através de aulas teóricas e da exibição de filmes do acervo do festival. Nas aulas práticas, os alunos realizam suas próprias animações, experimentando técnicas básicas, tais como: desenho animado, animação de objetos e massinha. Indicado para pessoas a partir dos 15 anos. Outra oportunidade oferecida é o curso Ateliê de Desenho, que acontece de fevereiro a junho. Também indicado para pessoas a partir dos 15 anos, a oficina é adequada para quem quer aprender a desenhar ou deseja aperfeiçoar seu traço. O aluno pode começar quando quiser e terminar quando atingir seu objetivo, com uma ou duas aulas por semana. O curso possui horário flexível, e através de exercícios aplicados, as habilidades recém adquiridas se somarão às futuras descobertas. O objetivo é desenvolver a percepção visual e a capacidade de desenhar, reeducando o olhar para aumentar o potencial criativo e artístico. Os exercícios feitos em sala são comprovadamente eficazes em despertar novas percepções para a expressão em animação em qualquer técnica.

Já no curso Animando em 1 Final de Semana, o aluno terá a experiência de Animação imersiva e intensiva (um final de semana) dirigida tanto para iniciantes e interessados, como a animadores profissionais ou amadores que queiram reciclar seus conhecimentos, estimular a criatividade e experimentar processos inovadores aliados à técnica tradicional da animação, com desenhos a lápis sobre papel. O curso de Animação Infantil, traz uma versão divertida do curso de iniciação para adultos, onde será apresentada a técnica de animação e seus conceitos básicos através de uma linguagem lúdica. Filmes de animação serão exibidos, seguidos de exercícios práticos propostos para que o grupo experimente diferentes técnicas e possibilidades de animar. Serão experiências de desenho animado, recortes, animação de objetos e massinha. Outro curso oferecido pelo Anima Mundi é o de Design de Personagens, onde o foco será a criação dos personagens. É necessário ter alguma experiência (amadora, acadêmica ou profissional) em desenho de personagens e ter interesse em trabalhar nas áreas de Games, Quadrinhos, Animações ou Livros Infantis.

Os cursos são realizados na sede da Anima Mundi, no Rio de Janeiro. Para se inscrever, basta acessar http://www.animamundi.com.br/pt/cursos/ .

Serviço – Cursos do Anima Mundi

- Oficina Básica de Animação
Quando: Dias 31 de março, 7,8,14 e 15 de abril (sábados e domingos)
Horário: Das 10h às 17h
Preço: R$ 720,00
Carga Horária Total: 30h
Faixa Etária: A partir de 15 anos

- Curso de Animação Para Professores
Quando: De 24, 26 de abril, 3, 8, 10, 15, 17 e 22 de maio (terças e quintas)
Horário: Das 19h às 22h
Preço: R$ 560,00
Carga Horária Total: 24h
Faixa Etária: A partir de 20 anos – exclusivo para professores.
Local: Rua Voluntários da Pátria, 259 – Sobreloja – Botafogo - RJ
- Animando em 1 Final de Semana
Quando: Dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo)
Horário: Das 10h às 18h
Preço: R$ 460,00
Carga Horária Total: 14h
Faixa Etária: A partir de 15 anos

- Curso de Animação Infantil
Quando: 19, 20, 26 e 27 de maio (sábados e domingos)
Horário: Das 10h às 12h
Preço: R$ 280,00
Carga Horária Total: 8h
Faixa Etária: De 7 a 10 anos.

- Curso de Design de Personagens
Quando: 24 e 29 de maio, 5, 7, 12, 14, 19 e 21 de junho (terças e quintas)
Horário: Das 19h às 21h
Preço: R$ 620,00
Carga Horária Total: 16h
Faixa Etária: A partir de 15 anos.
Local: Rua Voluntários da Pátria, 259 – Sobreloja – Botafogo - RJ

- Ateliê de Desenho
Quando: De 5 de fevereiro a 27 de junho (Segundas e Quartas) – Curso contínuo com pagamento mensal. O aluno opta por uma ou duas vezes na semana.
Horário: Das 15h às 21h – O aluno escolhe o melhor horário para ele às segundas ou quartas.
Preço: R$ 260, 00 mensal (uma aula na semana) | R$ 430,00 mensal (duas aulas na semana)
Carga Horária Por Aula: 6h – Horário livre
Faixa Etária: A partir de 15