E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Estomia: Especialista ressalta ações para uma vida normal após a cirurgia
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Comemorado nesta quinta-feira (16/11), o Dia Nacional do Paciente Ostomizado foi criado para chamar a atenção para uma realidade de aproximadamente 34 mil pacientes brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Ostomizados. O estoma é a mudança do local de eliminação das fezes ou urina. Um procedimento que implica em novos hábitos ao paciente. Por vezes é difícil compreender, inicialmente, que não vai mais haver eliminação de fezes ou urina pelas vias normais. “Essa adaptação é um grande desafio, principalmente porque a pessoa perde fezes ou urina sem controle, sendo necessário o uso de uma bolsa coletora no abdômen, que se não for de boa qualidade pode causar situações constrangedoras como barulhos e odores desagradáveis por conta da eliminação de gases e também alergias e infecções de pele\", explica o estomaterapeuta Eduardo Tenório.

A questão é como proporcionar qualidade de vida e participação social dessas pessoas que, em geral, se veem cheias de “limitações” em função da nova rotina?

Segundo Tenório, o fortalecimento da autoestima do pessoa estomizada contribui para minimizar atitudes extremas como por exemplo, o seu isolamento em eventos sociais, que geralmente ocorre devido ao medo e vergonha de que o odor possa incomodar outras pessoas.

É interessante ressaltar que até mesmo a privação de alimentação pode acontecer, no intuito de evitar a eliminação de fezes em passeios e festas. As orientações devem acontecer por meio da participação da equipe multifuncional formada por enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

“A família precisa entender os procedimentos do cuidar desse paciente, e compreender que vai além da troca da bolsa coletora e da higienização do estoma. As pessoas próximas devem ser alertadas para observar o comportamento e estimular o paciente a continuar a ter uma vida mais próxima daquilo que vivenciavam antes da estomia. Se a pessoa trabalha, é importante que o empregador seja orientado. Muitos pacientes podem e devem retornar a sua vida laboral, não precisando ser afastada como inválida, devido a presença da estomia. O problema é que muitas vezes há preconceito, gerado pela pura falta de conhecimento. Boa parte não sabe, por exemplo, que o governo brasileiro oferece as bolsas coletoras e outros equipamentos gratuitamente para pacientes com estomas”, reforça o especialista.

Eduardo Tenório explica também que o uso de equipamentos que produzam pouco barulho, que são hipoalergênicos e apresentam uma barreira protetora de pele adequada são extremamente importantes. “Isso facilitará uma vida mais ativa, inclusive na prática de esportes. A escolha desses equipamentos é feita a partir de uma avaliação do paciente para que se determine qual produto é o mais indicado para sua condição”.

A atividade física é a principal maneira de estimular a inclusão social dos pacientes com estoma. Ela promove a inclusão social e auxilia na superação das barreiras enfrentadas pelos estomizados levando-os a descobrir que é possível ter uma vida saudável. Entre os benefícios encontrados pelos estomizados durante a prática do exercício físico estão: melhora na autoestima, agilidade, equilíbrio, reabilitação e competição, independência e autonomia, etc. A prática da natação e hidroginástica, por exemplo, podem ser feitas sem nenhuma restrição, pois a bolsa e a placa são impermeáveis à água.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a não privação de uma vida sexual. Embora seja necessário alguns ajustes, a estomia não deve impedir a prática. “É importante estar aberto para uma conversa franca com o parceiro (a) para se chegar a conclusões do momento e a forma mais adequada para realizá-la. Atividades sexuais não trazem riscos de danos ao estoma. Apesar de poder se sentir um pouco nervoso com a situação, a maioria das pessoas é capaz de retomar uma vida sexual saudável”, afirma o estomaterapeuta.

A linha de produtos B. Braun Stoma Care oferece soluções simples, seguras e discretas a fim de aumentar a autonomia e proporcionar o cuidado ideal para a pessoa estomizada. O portfólio é extenso e possui características específicas para cada tipo de estoma, tais como bolsas coletoras fechadas e drenáveis, disponíveis no sistema de uma ou duas peças, com conexões de acoplamento exclusivo e hidrocolóides especiais para a proteção da pele.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Fernanda Nascimento  
Contato: Fernanda Nascimento  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.