E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




WABCO explica como funciona o sensor do ABS
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Cartela com sensor de ABS WABCO, uma facilidade para o reparador por conter os itens necessários para a execução do serviço
Cartela com sensor de ABS WABCO, uma facilidade para o reparador por conter os itens necessários para a execução do serviço

Muitos motoristas e mecânicos ainda desconhecem a tecnologia. O sensor ABS para ônibus, caminhão ou semirreboque desempenha uma função extremamente importante para a segurança do veículo ao captar informações sobre velocidade da roda e enviá-las para a central de controle do ABS.

A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, explica o funcionamento do sensor de velocidade do sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS) e esclarece pontos que geram polêmica em muitas oficinas. Há motorista que acha que o sensor do ABS do ônibus, caminhão ou semirreboque é frágil, mas não é. O sensor resiste ao contato com barro, água ou outras adversidades provenientes da estrada, além de suportar baixas e altas temperaturas (de 40 graus centígrados negativos até 150 positivos). Desenvolvido para enfrentar o trabalho pesado no transporte, o sensor é robusto. O sensor de ABS tem a função de emitir o sinal de velocidade das rodas para a unidade eletrônica do sistema, que processa as informações necessárias para o controle do veículo, controlando a pressão do freio sobre a roda que estiver na iminência de travamento ou escorregamento.

Para saber se o sistema ABS, com seus sensores, está funcionando, basta observar as luzes de controle. Se a luz no painel da cabine ou na carreta permanecer acesa é sinal de que pode haver alguma falha. Neste caso, o sistema ABS precisa ser checado. O mecânico sabe que quando a luz permanece acesa indica que o sistema ABS apresenta alguma anomalia. Para especificar qual componente do sistema está com problema é preciso utilizar equipamentos de diagnóstico para freios ABS WABCO, que reúnem recursos suficientes para fazer avaliações precisas, verificando o tipo da falha ocorrida e indicando os procedimentos necessários para solucionar o problema. Se for detectada falha no sensor é necessário substituí-lo.

Na hora da troca, a dúvida mais comum do profissional é sobre a distância do sensor em relação à roda dentada. “No processo de montagem, o sensor deve ser ajustado de maneira a tocar a roda dentada. Assim, quando do início do movimento da roda, o sensor se ajustará automaticamente. A máxima distância que o sensor poderá ficar afastado da roda dentada é de apenas um milímetro”, explica Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO Academy América do Sul. “Se superar a distância indicada, ocorrerá uma ineficiência na leitura da velocidade da roda. Neste caso, o sistema ABS, por meio da lâmpada de advertência, indicará que algo está errado”, diz Lopes. A recomendação é de que, quando ocorrerem falhas no sistema ABS, uma oficina da rede WABCO Service Partner seja procurada para a correção do problema. O sensor deve ser substituído tão logo o defeito seja detectado. Por meio de um teste específico, equipamentos da WABCO indicam se a distância do sensor em relação à roda dentada está correta.

No processo de reparação, é sempre recomendado substituir a bucha e fazer corretamente a lubrificação do componente, assegurando o correto funcionamento do sensor. A WABCO disponibiliza para o mercado de reposição sensores, em cartelas contendo bucha e graxa.

No Brasil, a WABCO Academy, centro de excelência em treinamento técnico, programa uma série de cursos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produzidos pela WABCO para veículos comerciais. São cursos estruturados para aprofundar a abordagem de produtos e melhor atender a necessidades de profissionais de acordo com o grau de conhecimento. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, oficinas especializadas e para Service Partner, rede de postos de serviços credenciados pela WABCO. Para mais informações, telefone para 19 2117 5800 ou envie e-mail para academy.brasil@wabco-auto.com e acompanhe o Facebook WABCO Brasil (https://pt-br.facebook.com/wabcobrasiloficial).

As soluções da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. O portfólio da WABCO conta com produtos imprescindíveis para segurança veicular, para conforto e eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

WABCO Academy
A WABCO Academy tem o objetivo de manter veículos comerciais operando com o desempenho de segurança máxima ao longo de toda a vida útil. Atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva (oficinas especializadas, distribuidores, frotistas, concessionários e fabricantes de veículos), com treinamentos que reúnem conhecimentos e habilidades para manter os veículos econômicos e seguros na estrada. Ensina a utilizar softwares, hardwares e equipamentos necessários para realizar trabalhos de diagnóstico em sistemas WABCO. Como um centro de excelência, a WABCO Academy dedica-se a dar suporte a diversas áreas de tecnologia para a base global de clientes. Os programas de treinamento são oferecidos em vários idiomas e ministrados em um dos 18 centros de treinamento ao redor do mundo ou em instalações de clientes. Visite o site myWABCO para verificar os cursos disponíveis.

WABCO América do Sul
Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO Academy para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO
A WABCO (NYSE: WBC) é o principal fornecedor global de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO está poderosamente “Mobilizando a inteligência veicular” para impulsionar a indústria para o futuro com veículos cada vez mais de condução autônoma, conectados e elétricos. A WABCO continua a ser pioneira em inovações para abordar os principais marcos tecnológicos da mobilidade com veículos de condução autônoma e para aplicar sua extensa experiência para integrar os complexos sistemas de controle e de segurança à prova de falhas, necessários para governar com eficiência e segurança a dinâmica dos veículos em todas as etapas da jornada, na estrada, na cidade e em doca ou estacionamento. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo confiam nas tecnologias diferenciadas da WABCO. Movida por sua visão de soluções de transporte sem acidentes e de transporte mais ecológico, a WABCO também está à frente de sistemas avançados de gerenciamento de frota e de serviços digitais que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2017, com estruturas em 40 países e cerca de 15 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de US$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com. Para ver o relatório anual, acesse ar.wabco-auto.com.

Printec Comunicação
Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Editorias: Automóveis e Automotores  Ciência e Tecnologia  Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Eleni Rocha  
Contato: Eleni Rocha  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.