E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Propostas do setor de saúde têm de focar na gestão, avalia Yussif Ali Mere
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Yussif Ali Mere, presidente do Sindhoribeirão
Yussif Ali Mere, presidente do Sindhoribeirão

Presidente do Sindhoribeirão, que integra a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP), afirma que a gestão de recursos deve ser o foco do debate sobre saúde pública

Um oceano separa os planos de governo, os discursos dos candidatos e as demandas da população em relação ao atendimento no serviço público de saúde. “Neste oceano está a gestão, os custos, a profissionalização, enfim, a vida real”, fala Yussif Ali Mere, presidente do Sindhoribeirão, que integra a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP).

No período eleitoral, a saúde aparece nas pesquisas de opinião como a principal preocupação dos eleitores. “Sempre foi assim, independentemente de pandemia, pelo fato de o setor de saúde consumir muitos recursos e nem sempre entregar à população o serviço à altura dos investimentos”, lembra Yussif.

A previsão orçamentária para a saúde em 2021 é de cerca de R$ 700 milhões, o maior volume de recursos destinado a um setor. “A questão central em relação a este tema não é a construção de novas unidades, mas a distribuição eficiente desse recurso, que não é pouco”, avalia.

A gestão, na visão de Yussif, deveria estar no centro do debate. “Os candidatos pressupõem que os eleitores não compreendem esta questão e focam em promessas de instalação de novas unidades de saúde em determinados lugares, e isso nem sempre acontece por que não precisa mesmo acontecer”.

Ele lembra, por exemplo, que a distribuição dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que compõe o orçamento de R$ 700 milhões, tem também como destino instituições particulares. A parceria entre os setores público e privado, fala Yussif, é a solução de gestão que melhor atende às necessidades da população, sem a exigência de grandes aportes de recursos, pelo fato de as estruturas já estarem montadas.

“É este o debate que tem de ser feito: como usar com eficiência a estrutura que já existe. Ribeirão é referência nacional em saúde, tem centros de excelência nas áreas pública e privada, com médicos, equipamentos de última geração. Como universalizar este acesso gerindo os recursos públicos com eficiência é o que deveria ser dito”, opina.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Texto & Cia Comunicação  
Contato: Daniela Antunes e Blanche Amancio  
Telefone: 16-39162840-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/https://twitter.com/textocia
Facebook: https://www.facebook.com/TextoComunicacao
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.