Semana de Tecnologia da Construção aborda o uso da madeira e relação entre engenheiros e arquitetos na concepção dos projetos

O uso da madeira na construção de casas, a tecnologia aliada a ecologia e as relações entre engenheiros e arquitetos serão os temas abordados pelo engenheiro Hélio Olga de Souza Jr., diretor da Ita Construtora - Engenharia em Madeira, na 10ª Semana de Tecnologia da Construção, realizada pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), de 18 a 20 de março.

O palestrante irá abordar a relação entre engenheiros e arquitetos na concepção dos projetos utilizando madeira. “A definição do sistema estrutural de uma construção é um trabalho normalmente realizado conjuntamente entre arquitetos e engenheiros. Quanto mais harmônico for este processo, melhor será a qualidade do edifício a ser construído. Daí a importância de discutirmos as diversas formas possíveis da colaboração entre os profissionais da área”, explica.

Hélio se profissionalizou em construções com o uso madeira. Entre os diversos projetos, alguns consagrados e premiados, está sua própria residência. Com quatro pavimentos, a casa foi construída em um terreno de alta declividade, com estrutura composta por treliças. Possui apenas seis pontos de apoio e um pavilhão que segue o mesmo sistema estrutural, apoiado em dois pilares e ancorado em muro de arrimo.

A palestra acontece no dia 19 de março, às 19h30, na sede da AEAARP (Rua João Penteado, 2.237). Voltada para estudantes e profissionais da área, as inscrições são feitas previamente no portal http://www.aeaarp.org.br e os participantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis. AEAARP promove o evento com apoio da FAAP, Ipog e Sebrae.

Hélio Olga de Souza Jr.
Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Fundou em 1980, juntamente com o seu pai, a Ita Construtora-Engenharia em Madeira. A empresa já construiu cerca de 1.600 edificações com estrutura em madeira, totalizando mais de 300.000 m².

10ª Semana de Tecnologia da Construção
Data: 18 a 20 de março