Empresa de formaturas atrai mão de obra da Geração Z

Em todas as unidades, cerca de 30% dos colaboradores da Ticomia Formaturas têm entre 18 e 24 anos

Um dos grandes desafios mundiais é a colocação do jovem no mercado de trabalho. Índice divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa de desemprego entre pessoas com idades entre 18 e 24 anos é mais que o dobro do que os que estão empregados nesta mesma categoria. A pesquisa leva em consideração aqueles que declaram que procuram trabalho; isto é, exclui os inativos.

No segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE, a taxa de desemprego geral no país foi de 12,4%; entre a faixa etária de 18 e 24 anos, o índice apurado é de 26,6%.

Para a economista Sandra Souza, há uma parcela dessa população, entretanto, atuando em setores da chamada economia criativa, que inclui desde artesanato até a produção de festas.

Na Ticomia Formaturas, por exemplo, 30% da equipe tem entre 18 e 24 anos; a maioria já tinha trabalhado anteriormente. “O ritmo é outro, a visão de mundo também. Por isso, trabalhar com jovens e para esse público que está se preparando para deixar a faculdade proporciona perspectivas diferentes para todo o nosso negócio”, avalia Sandra, que dirige a Ticomia Ribeirão Preto e a Oxford Eventos, especializada em eventos científicos.

Na Ticomia Formatura, a equipe na faixa etária da geração Z, que do ponto de vista sociológico abrange os nascidos no final doa anos de 1990 até 2010, responde por áreas estratégicas, como o comercial e o marketing. “Nós precisamos deles pela vitalidade e capacidade de vislumbrar oportunidades”, fala Sandra.

Guilherme Dias da Silveira, 23 anos, é um deles. Ele entrou no mercado de trabalho atuando em produção de eventos, precisou abandonar a faculdade de engenharia, por questões financeiras, e se apaixonou pela área comercial, que é onde atua hoje.

A “paixão”, diz, advém do fato de o trabalho permitir o convívio com pessoas de sua geração e também superar desafios. Em sua visão, falta aos jovens da mesma idade “autoconhecimento, experiência e maturidade” para enfrentar o mercado. “A técnica, a faculdade dá”, fala.

Sobre a Ticomia Formaturas

Criada em 1993, a Ticomia Formaturas é líder de mercado no estado de São Paulo. O diferencial da empresa é a personalização de seus eventos. Em festas já realizadas, a Ticomia recriou ambientes emblemáticos de filmes que foram sucesso no cinema mundial, lugares paradisíacos ou que compõem a memória afetiva dos formandos, como um lugar onde se reuniram no período da faculdade. Em média, a empresa realiza 300 formaturas anuais, atendendo a aproximadamente 150 mil pessoas. A Ticomia tem 21 unidades em todo o país, nos Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Florianópolis, Minas Gerais, 10 destas unidades estão no estado de São Paulo. A franquia de Ribeirão Preto responde por 58 cidades do interior paulista e sul de Minas Gerais.

Editorias: Economia
Empresa: Texto & Cia Comunicação