Faltam anestésicos, antibióticos e hortifrúti nos hospitais da região
Yussif Ali Mere Junior

Hospitais paulistas entram com pedido de liminar na Justiça Federal para garantir abastecimento das entidades de saúde

Já faltam alguns alimentos e suprimentos e há muitos atrasos em entregas nos hospitais de Ribeirão Preto e região. O primeiro levantamento do cenário nos serviços de saúde foi feito pela Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP) e Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto (Sindribeirão) nesta sexta-feira, 25 de maio, pela manhã.

Situação em Ribeirão Preto
Há hospitais que não receberam a carga de hortifrúti e alguns cortes de carne resfriada nesta manhã. Outros relatam atraso na entrega de oxigênio, porém, todos os que deram informações têm estoque de oxigênio para este fim de semana. Alguns informaram que os fornecedores relatam dificuldade em enviar encomendas. Um hospital relata falta de dieta enteral, que deveria ser entregue na manhã desta sexta-feira, mas a transportadora não conseguiu sair da distribuidora com a carga.

Outro hospital não recebeu oxigênio nesta manhã e, apesar de ter estoque para este fim de semana, já se preocupa com a possibilidade de aumento na demanda dos serviços e o risco de faltar oxigênio. E um hospital informou que motoristas relatam que têm conseguido trafegar ao apresentarem as notas fiscais de produtos para hospitais. Há preocupação com as próximas datas de compras de medicamentos e outros suprimentos e a possível dificuldade na entrega das encomendas.

Pedido de liminar
A FEHOESP e o SINDHOSP-Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo estão entrando hoje com uma ação ordinária com pedido de liminar na Justiça Federal para garantir o abastecimento dos hospitais e serviços de saúde.
No documento, as entidades pedem que o movimento grevista libere a circulação de caminhões, que transportem produtos para estabelecimentos de saúde, em todo território nacional. Serão notificadas a União e todas as entidades representativas dos caminhoneiros. “Queremos garantir que a União faça cumprir a liminar que certamente obteremos e que as lideranças sejam também notificadas para cumprimento imediato sob risco de multas diárias”, informa o presidente da FEHOESP e Sindribeirão, Yussif Ali Mere Junior.

Segundo Yussif, a FEHOESP quer garantir o direito o direito constitucional do cidadão à saúde e ao atendimento médico-hospitalar. “O movimento grevista que impede o direito de ir e vir do transporte de produtos para estabelecimentos de saúde está afrontando a Constituição Federal e vamos cobrar por isso”, alerta.

Levantamento nos hospitais
Diretorias e setores de suprimentos dos principais hospitais de Ribeirão Preto passaram a manhã desta sexta-feira, 25, fazendo levantamentos e analisando o agendamento de algumas cirurgias, mas ainda não relatam cancelamento.
Na quinta, 24, Yussif alertou o presidente da República e os presidentes da Câmara e Senado para o risco do desabastecimento dos serviços de saúde, além da preocupação com a coleta de lixo hospitalar.

“Precisamos garantir com urgência o abastecimento das redes de saúde para manter o atendimento à população. Trabalhamos com estoques reduzidos e necessitamos de abastecimentos regulares, como por exemplo, de dois em dois dias; três em três dias, no caso de reposição de oxigênio”.

Editorias: Saúde
Empresa: Texto & Cia Comunicação