10º Semana de Engenharia da AEAARP pauta a conectividade

A tecnologia transformou aparelhos de televisão e de celular em equipamentos de conexão. Ganharam um nome a mais: são as smart-tvs e os smartphones. Para além dos eletroeletrônicos, agora há também a smart-city, um modelo de construção, urbanismo, infraestrutura e serviços que conecta as pessoas. No Brasil, são conhecidas como cidades inteligentes. A 10ª Semana de Engenharia da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), as maiores autoridades brasileiras nesse tema vão mostrar experiências, projetos e tendências.

No primeiro dia (23 de outubro), a arquiteta Susanna Marchionni vai expor o projeto Smat City Laguna, recém-lançado em Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante (CE), que une tecnologia, planejamento urbano e sustentabilidade. A estrutura é planejada para atender 25 mil pessoas e será a primeira do mundo voltada ao público popular, aceitando inclusive financiamento por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

No segundo dia do evento, a arquiteta Rochele Amorim Ribeiro falará sobre o tema do ponto de vista da sustentabilidade urbana. Ela propõe-se a questionar, por exemplo, quais são as características que definem uma cidade como inteligente. No mesmo dia, o empresário André Gomyde, que presidiu a Companhia de Desenvolvimento de Vitória e foi diretor de novos empreendimentos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, falará sobre cidades inteligentes e humanas. Ele preside a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Marcelo Mancini vai expor outras experiências sobre este tema no último dia do evento, 25 de outubro, quando Luís Oliveira Ramos, da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, também falará sobre as iniciativas governamentais nesse sentido.

As inscrições para o evento são feitas pelo site http://www.aeaarp.org.br e os participantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Todos receberão certificados.

10ª Semana de Engenharia da AEAARP
De 23 a 25 de outubro
AEAARP - Rua João Penteado, 2.237
Programação completa e inscrições: http://www.aeaarp.org.br