Anatel anuncia leilão de frequência fracionada para 4.600 municípios brasileiros

O anúncio foi feito durante encontro de provedores regionais de internet em São Paulo

No início da tarde de hoje (1/6), o presidente da Anatel, João Rezende, anunciou que até o final deste ano a agência lançará o edital para leiloar a sobra de frequência da faixa de 2,5 gigas para 4.600 municípios brasileiros. Esta é uma antiga reivindicação dos operadores de pequeno e médio portes.

“Nós demonstramos para a agência e para as autoridades do setor a nossa capacidade de investimento e operacionalização”, observa Basílio Perez, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), que realiza o 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações (7º ISP) até quarta-feira no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo-SP.

Basílio ressaltou que, apesar de 60% dos operadores regionais já usarem fibra óptica, as dimensões do país exigem a utilização de toda forma de infraestrutura. Abimael Lopes, que tem um provedor em Anapu, no interior do Pará, é um exemplo. Ele opera com radiofrequência utilizando uma faixa pública. Algumas de suas antenas foram instaladas na selva Amazônica. “Para ele, o acesso a frequência própria possibilitará a ampliação dos serviços e seu aperfeiçoamento”, explica Basílio.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações
Tipo: Pauta  Data Publicação: 01/06/15