Painel de notícias

Os “cadernos negros” chega a sua 41ª edição
Poetisa baiana Jovina Souza    Foto: Divulgação
Poetisa baiana Jovina Souza Foto: Divulgação

O Grupo Quilombhoje de Literatura, lança no próximo dia 8 de fevereiro (sexta-feira), às 18:30 h, no CEPAIA/UNEB (Rua do passo, 4 - Santo Antônio Além do Carmo) a 41ª Edição do clássico da Literatura negra brasileiro a coletânea Cadernos Negros Ed. Quilombhoje/SP – 310 páginas R$ 40,00. A obra conta com os trabalhos de poetas como: Alessandra Sampaio, Benício dos Santos, David Alves, Fátima Trinchão, Fausto Antônio, Jairo Pinto, Joceval Nascimento (Layê), Jovina Souza, Lidiane Ferreira, Luís Carlos de Oliveira (Aseokaynha) e Urânia Munzanzu
Foi durante toda a história do Brasil, mas especialmente no período pós-abolição, que tivemos afrodescendentes que ousaram adentrar o campo da criação literária e construir obras que se mostraram duradouras. Podemos citar Cruz e Souza, Lima Barreto, Luís Gama, Auta de Souza e, mais recentemente, Solano Trindade e Carolina Maria de Jesus, dentre outros.
A partir de 1978 a produção literária afro-brasileira dinamizou-se bastante por conta da criação da série Cadernos Negros, que, publicando contos e poemas, tem se tornado o principal veículo de divulgação da escrita daqueles que resolvem colocar no papel suas experiências e visão de mundo.
Além de proporcionar espaço para os criadores, a série, organizada pelo Grupo de Literatura Quilombhoje, de São Paulo, também vem se tornando um instrumento para o exercício da lei 10639/11645, pois se constitui numa fonte extremamente rica para veiculação da cultura, do pensamento e do modo de vida dos afro-brasileiros.
Já foram lançados Quarenta volumes, um a cada ano, alternando contos e poemas, proporcionando visibilidade para autores afrodescendentes e fomentando não só a literatura negra, mas também a produção literária das periferias.
Criada em 1978 por Luís Silva (Cuti) e Hugo Ferreira, com apoio de Jamu Minka e outros autores e organizada desde 1999 por Marcio e Esmeralda Ribeiro, a série “Cadernos Negros” pretende atualizar neste volume sua vocação de alimentar o imaginário de leitores e leitoras com a poética da vida, uma vida sem preconceitos, sem descriminação, sem retrocessos, plena das coisas que valem a pena. Que as poesias e poemas possam indicar caminhos de reflexão, afeto e felicidade para cada um.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Sociedade
Tipo: Evento  Data Publicação:
Local a ser realizado: Salvador  Data a ser realizado: 08/02/19
Empresa: Roberto Leal