FAOA exalta importância dos cirurgiões-dentistas na vida dos brasileiros

No próximo dia 25 será comemorado o Dia do Cirurgião-Dentista. Hoje, existem quase 280 mil cirurgiões-dentistas no Brasil e São Paulo concentra o maior número desses profissionais, superando 84 mil. Por outro lado, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 11% da população adulta já perderam todos os dentes. Analisando apenas a população com mais de 60 anos, o problema é ainda mais grave, já que 41,5% das pessoas não têm mais nenhum dente natural na boca. Na opinião de Artur Cerri, coordenador de pós-graduação lato sensu e extensão da FAOA – Faculdade de Odontologia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), é preciso interferir positivamente para que esses dois grupos entrem em contato, cirurgiões-dentistas e brasileiros de todos os cantos do país.

“O Brasil concentra 20% de todos os cirurgiões-dentistas do mundo e, em número de profissionais formados e atuantes, só perde para os Estados Unidos. Sendo assim, é fundamental encurtar caminhos e promover o encontro desses profissionais com o povo. Além de aumentar o acesso a serviços odontológicos e a realização de programas de saúde coletiva, cabe a nós, como instituição de ensino, plantar no coração de cada futuro profissional a motivação para melhorar a saúde bucal das pessoas. Quando jovens se formam já com esse comprometimento profissional, que vai muito além dos ganhos que poderão vir a alcançar em suas carreiras, o papel do cirurgião-dentista ganha uma dimensão muito maior. Afinal, a saúde começa pela boca”, diz Cerri.

Além de facilitar o acesso das pessoas aos tratamentos odontológicos e preparar os melhores profissionais do mercado, o coordenador chama atenção da população para um dos piores incômodos na vida de um indivíduo: a dor de dente. “Não dá para se automedicar. Dor de dente é algo que tem de ser tratado e que, inclusive, pode ser prevenido. Daí a importância de a população – pelo menos, quem tem acesso – não passar longos períodos sem consultar um cirurgião-dentista de sua confiança. Somente um profissional habilitado poderá identificar a causa real da dor, planejar e dar início a um tratamento eficaz.”

Cerri também alerta para outro fato importante: 95% dos problemas odontológicos poderiam ser evitados se as pessoas dessem mais atenção à escovação dos dentes e ao uso do fio dental. “Uma excelente higiene bucal, que deve ser transmitida de pais para filhos desde cedo, é a forma mais barata de sorrir com uma boca saudável. Qualquer pessoa, ao aprimorar a técnica de escovação e limpeza diária, terá resultados prolongados por mais tempo, representando mais economia e qualidade de vida. De todo modo, é sempre importante continuar formando os melhores profissionais do mercado e estreitar o relacionamento entre a população e os cirurgiões-dentistas”.

Fonte: Dr. Artur Cerri, coordenador de pós-graduação lato sensu e extensão da FAOA – Faculdade de Odontologia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – http://www.faoa.edu.br

Editorias: Criança  Estética e Beleza  Feminina  Saúde  Terceira idade
Empresa: PRESS PÁGINA PROJETOS DE COMUNICAÇÃO