E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Painel de notícias



Pesquisa




A alfabetização e o pensar com clareza
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O Brasil está há mais de 20 anos atrasado em relação aos países vizinhos como o Chile em termos de escolarização. O caminho a ser recuperado é longo, mas possível, defendeu Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda no Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar, realizado em São Paulo pelo Instituto Unibanco e o jornal Folha de São Paulo.

De fato, o atraso é ainda maior uma vez que caminhamos para o apagão mental devido ao baixo nível das escolas, aos filmes e programação das TVs, e ao uso constante de jogos eletrônicos que não utilizam palavras. Ao final do curso médio, menos de 30% dos estudantes dominam a leitura.

Qual deveria ser o processo de alfabetização na educação infantil? O processo de aprendizagem precisa obter melhores resultados. Como fazer a criança aprender a ler e a escrever se ela fica permanentemente ocupada com joguinhos eletrônicos que não a estimulam nesse sentido? Elas deveriam, ao ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, já possuir algum domínio da leitura e escrita.

É inegável a forte atração que os aparatos eletrônicos exercem sobre os pequenos, mas o lado negativo disso é que estes instrumentos os induzem a uma atividade passiva e sedentária. Eles ficam horas montando imagens sem palavras. Temos de aproveitar esse lance, já que as crianças gostam tanto dos entretenimentos propiciados pelos iPhones, iPads e outros. É indispensável que se criem jogos que introduzam palavras e a sua grafia formal e manual, pois as novas gerações estão perdendo a capacitação de ler atentamente, compreender e escrever sobre o que aprenderam. Caminhamos para o apagão mental sem volta, com todos os efeitos colaterais como o apagão ético e profissional.

No processo de alfabetização, a criança precisa ser motivada e envolvida com a leitura e a escrita para não perder a mecânica da grafia manual e o raciocínio que essa atividade enseja. E cabe ao educador infantil estar mais atento às necessidades emocionais, sociais, afetivas e físicas das crianças pequenas num espaço que estimule o desenvolvimento do conhecimento, da criatividade e da autonomia, mostrando a elas como a natureza funciona: solo, florestas, água, ar, tudo interligado pela vida. Isso vai ajudá-las a pensar com clareza.

O papel do educador é fundamental. Para bem alfabetizar, ele deve dominar amplamente o processo de aprendizagem das crianças a fim de que possa efetivamente auxiliá-las a ler e escrever, e a adquirir progressivamente o domínio da mecânica da língua falada e escrita - capacitação que é indispensável ao desenvolvimento do raciocínio lúcido.

Nesse sentido, torna-se indispensável o bom preparo dos professores para atuar na educação básica, mostrando aos alunos a lógica do saber em suas causas e efeitos. Mas infelizmente ainda há um grande atraso na formação dos docentes para garantir a qualidade da educação.

Precisamos de um esforço nacional, de todos os setores da sociedade para recuperarmos o atraso e formarmos uma geração de cidadãos responsáveis, que pensem com clareza no progresso próprio, do país e da humanidade.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, e associado ao Rotary Club de São Paulo. Realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites http://www.vidaeaprendizado.com.br e http://www.library.com.br, e autor dos livros “ Conversando com o homem sábio”, “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?” e “Desenvolvimento Humano”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7


Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Recursos Humanos  Sociedade  
Tipo: Artigo  Data Publicação: 06/10/15
Fonte do release
Empresa: Redação Virtual  
Contato: Silvia Giurlani  
Telefone: 11-50966780-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: silvia.giurlani
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.